Descrição de chapéu Obituário Lee Sun-kyun (1975 - 2023)

Ator do filme 'Parasita' é encontrado morto dentro de seu carro na Coreia do Sul

Autoridades em Seul localizaram corpo de Lee Sun-kyun nesta quarta-feira e acreditam que ele pode ter cometido suicídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Lee Sun-kyun foi encontrado morto, aos 48 anos, nesta quarta-feira, dentro de um carro. O veículo estava estacionado em um parque de Seul, capital da Coreia do Sul. As autoridades consideram que o ator pode ter cometido suicídio.

O artista tinha 48 anos e se notabilizou por ter dado vida a Park Dong-Ik no filme "Parasita", patriarca de uma família rica e influente.

O ator sul-coreano Lee Sun-kyun durante o Festival de Cannes, na França, em 2019 - Jean-Paul Pelissier/Reuters

As autoridades encontraram Sun-kyun depois que o ator foi considerado desaparecido. Durante a perícia, os agentes encontraram um frasco de comprimidos no carro em que o corpo do ator foi localizado.

O empresário dele disse à polícia que o artista havia saído de casa deixando para trás o que ele considera ser uma carta de despedida. Sun-kyun deixa a mulher, a atriz Jeon Hye-jin, e dois filhos.

Ao longo da carreira, ele teve papéis de destaque em filmes sul-coreanos como "Helpless", de 2012, e "All About My Wife", de 2014, bem como na aclamada série de TV "My Mister", de 2018.

Ele foi o protagonista da primeira série original em coreano da Apple TV+, lançada em 2021. No entanto, o reconhecimento mundial veio em 2019 ao atuar no filme "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho — que levou para casa a estatueta de melhor diretor e de melhor filme.

Foi a primeira vez que um longa de língua estrangeira, exibido nos Estados Unidos com legendas, venceu a maior categoria do Oscar. Não foram os únicos prêmios de "Parasita". Indicado em seis categorias, o filme venceu quatro delas —a outra foi de roteiro original.

Nos últimos tempos, Sun-kyun havia sido interrogado pela polícia por acusações de uso ilegal de drogas, sendo que uma das sessões teria durado 19 horas. O ator disse que foi induzido a consumir drogas por uma recepcionista que tentava fazer chantagem contra ele, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Sul tem uma rígida legislação contra o uso de drogas que prevê até 14 anos de prisão para traficantes e usuários reincidentes.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.