Inteligência artificial pode ter desvendado mistério sobre pintura de Rafael

Hipóteses questionavam há anos a autoria de 'Madona da Rosa', tela que representa Jesus, Maria, José e João Batista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A inteligência artificial pode ter ajudado a tirar uma dúvida histórica sobre a tela "Madona da Rosa", do pintor italiano Rafael Sanzio (1483-1520), exposta no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.

A pintura 'Madona da Rosa', de Rafael
A pintura 'Madona da Rosa', de Rafael - Reprodução

Por muitos anos foram levantadas hipóteses de que o artista não teria feito sozinho a pintura, que retrata Maria, José, Jesus e João Batista. Agora, uma tecnologia desenvolvida pelo professor de computação visual Hassan Ugail, da Universidade de Bradford, concluiu que a maior parte da obra foi feita por Rafael, mas o rosto de José é trabalho de outro artista.

A conclusão, caso seja correta, confirma uma antiga hipótese que já questionava a autoria do rosto da figura. Há quem atribua este fragmento a Giuliano Romano, aluno de Rafael. A inteligência artificial foi treinada a partir de 49 obras incontestadas de Rafael e é, supostamente, é capaz de reconhecer seu trabalho com 98% de precisão.

A descoberta está registrada em um artigo publicado nesta quinta-feira na revista científica Heritage Science. A autoria da "Madona da Rosa" tem um histórico de ser questionada, e já foi atribuída a Innocenza da Imola, um artista de menor expressão. Mesmo após reafirmada a autoria de Rafael sobre a obra, sempre restou a suspeita de que a tela tivesse sido feita a quatro ou mais mãos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.