Descrição de chapéu Filmes

Entenda o que muda após o Mickey Mouse deixar de ser exclusivo da Disney

Segundo a legislação americana, uma obra de arte perde a proteção dos direitos autorais depois de 95 anos de sua criação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a chegada de um novo ano, obras de arte, das mais diferentes linguagens, entram em domínio público. Em 2024, um acontecimento muito aguardado, no meio dos direitos autorais, vai acontecer. O desenho de Mickey Mouse deixará de ser exclusivamente utilizado pela Walt Disney Company.

Primeira versão de Mickey Mouse, concebida em 1928
Primeira versão de Mickey Mouse, concebida em 1928 - Divulgação

De acordo com a legislação americana, uma obra perde a proteção dos direitos autorais, transcorridos 95 anos desde sua criação. Foi uma atualização feita, em 1995, quando o prazo era então de 70 anos.

No ano passado, o senador republicano Josh Hawley, do Missouri, ameaçou mudar a lei para antecipar o fim dos direitos da Disney sobre Mickey Mouse. Hawley apresentou um texto que limitaria a proteção a 56 anos, tornando a lei retroativa.

Não será toda versão da mascote da Disney que poderá ser usada com liberdade. Somente o Mickey do desenho "Streamboat Willie", de 1928, cai em domínio público.

No Brasil, propriedades intelectuais deixam de ter restrições de uso depois de 70 anos após a morte do autor, o que coincide com a antiga lei americana. No caso específico de obras audiovisuais ou fotográficas, a contagem do prazo se dá com a sua divulgação.

Essa primeira versão do Mickey ainda apresenta a mascote em preto e branco e sem voz.As demais versões de Mickey ainda serão uma exclusividade da marca Disney, não podendo ser alteradas.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava incorretamente que a legislação brasileira leva em conta a concepção de uma obra, não a morte do autor. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.