Além de Claudia Leitte, veja outros cantores que alteraram letras por religião

Joelma mudou trecho para remover alusão à bruxaria e Tim Maia dedicou disco inteiro à Cultura Racional após se converter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Claudia Leitte, cristã neopentecostal que viralizou nos últimos dias ao trocar "Iemanjá" por "Yoshua" ao cantar a música "Caranguejo", não é a única artista brasileira que alterou trechos de canções para melhor os adequar às próprias crenças. Roberto Carlos e Tim Maia estão entre os outros artistas que viraram assunto após modificações do tipo.

A cantora Cláudia Leitte - Van Campos/AgNews

Duas mudanças em canções de Roberto Carlos chamam mais a atenção. Em "Além do Horizonte", "de que vale o paraíso sem amor?" deu lugar a "pois só vale o paraíso com amor". Já em "Custe o que Custar", "será, meu Deus, enfim, que eu não tenho paz?" virou "somente em Deus, enfim, é que eu encontro a paz".

Tim Maia, por sua vez, alterou várias letras de um álbum em desenvolvimento ao se converter à doutrina Cultura Racional, dando origem a "Tim Maia Racional", de 1975. A doutrina está por trás de todas as faixas do álbum, como "O Grão-Mestre Varonil", sobre Manoel Jacintho Coelho, guru que inspirou Tim Maia a adotar a fé, e a muito direta "Leia o Livro Universo em Desencanto", que recomenda a leitura do livro fundamental da doutrina.

A cantora Joelma, por sua vez, alterou um trecho do sucesso "Príncipe Encantado" para que deixasse de fazer alusão a práticas de bruxaria. "Tentando desvendar os seus mistérios/ um copo sobre a mesa de Quijá, bola de cristal e cartas de baralho", foi substituído por "tentando desvendar os seus mistérios/ quem sabe um sonho possa me mostrar/ ou mesmo que meu coração fique em pedaços".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.