Descrição de chapéu Obituário Mark Gustafson (1960 - 2024)

Morre Mark Gustafson, que dirigiu 'Pinóquio' com Guillermo del Toro, aos 64

Especialista na técnica stop-motion, animador se notabilizou também pelo longa 'O Fantástico Sr. Raposo', de Wes Anderson

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu o animador Mark Gustafson, aos 64 anos, que dirigiu, ao lado do cineasta mexicano Gullermo del Toro, o filme "Pinóquio", vencedor, no ano passado, do Oscar na categoria de melhor animação.

Guillermo del Toro e Mark Gustafson - REUTERS

A informação foi confirmada pelo próprio Del Toro na manhã desta sexta-feira. A causa da morte não foi divulgada.

"Eu admirava Mark Gustafson antes de mesmo de conhecê-lo. Um pilar da animação stop-motion; um verdadeiro arista. Uma lenda e um amigo que me inspirou e gerava esperança ao seu redor. Ele faleceu ontem. Hoje, o honramos e sentimos sua falta", escreveu o próprio Del Toro no X.

Americano, Gustafson se firmou como especialista no gênero de animação stop-motion, que se define por criar esses filmes a partir de modelos reais. Entre suas principais obras, estão "O Fantástico Sr. Raposo", dirigido por Wes Anderson e lançado em 2009, e "O Estranho Mundo de Jack", escrito por Tim Burton em 1993. "Pinóquio por Guillermo del Toro" integra o catálogo da Netflix.

"Ele deixa para trás um legado do tamanho do Titanic na animação que vai até a origem da animação com argila e ajudou a moldar incontáveis carreiras e trabalhos de animadores. Ele deixa para trás amigos e colegas com uma filmografia histórica," escreveu Del Toro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.