Sebastião Salgado vai se aposentar da fotografia e se dedicará à edição de imagens

Artista é o fotógrafo brasileiro mais celebrado do mundo por tratar os direitos humanos e relação do homem com a natureza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que completou 80 anos neste mês, decidiu se aposentar após uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento internacional.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele disse que vai se dedicar à edição de seu catálogo, um dos mais reverenciados da fotografia contemporânea. Há 15 anos, o acervo tinha cerca de 500 mil fotografias. Uma nova contagem está sendo realizada para atualizar esse dado.

O fotógrafo Sebastião Salgado - Joel Saget/AFP

O artista é o fotógrafo brasileiro mais celebrado do mundo por sua obra voltada à relação do homem com a natureza e por denúncias de violações dos direitos humanos.

No ano passado, a Organização Mundial da Fotografia, com sede em Londres, anunciou que ele receberia o prêmio Outstanding Contribution to Photography, ou contribuição notável para a fotografia, o segundo latino-americano agraciado com a honraria, depois da mexicana Graciela Iturbide em 2021.

A láurea homenageia uma pessoa ou grupo que influenciou de forma significativa o meio fotográfico, afirma a organização em um comunicado.

"Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais proeminentes e famosos atualmente no cenário internacional, adquiriu uma enorme reputação por suas notáveis composições em preto e branco desenvolvidas ao longo de uma carreira de mais de 50 anos", afirma o texto sobre o artista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.