Descrição de chapéu Livros LGBTQIA+

Apresentadora vai à polícia e acusa J. K. Rowling, autora de 'Harry Potter', de transfobia

Escritora criticou direito de mulheres trans ao banheiro feminino e disse que seus comentários são protegidos pela lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

India Willoughby, primeira apresentadora transgênero da Grã-Bretanha, abriu um boletim de ocorrência contra a escritora J.K. Rowling após a autora de "Harry Potter" fazer uma série de comentários transfóbicos no X, antigo Twitter.

"Estou genuinamente enojada. Transfobia grotesca, o que é perturbador. Eu sou tão mulher quanto JK Rowling", escreveu Willoughby sobre as postagens de Rowling no último domingo (3). Nas publicações, a escritora reclama sobre o direito de mulheres trans de usarem banheiros femininos.

JK Rowling, autora da série de livros 'Harry Potter' - Tolga Akmen- 12.abr.2023/AFP

Em seguida, um internauta enviou um vídeo de Willoughby e perguntou se ela achava que a apresentadora deveria usar o banheiro masculino.

Rowling respondeu que ele enviou o vídeo errado. "Não há nenhuma senhora nesse vídeo, apenas um homem se divertindo com sua performance misógina do que ele acha que 'mulher' significa: narcisista, superficial e exibicionista.'"

O usuário então questionou por que Willoughby seria misógina, uma vez que passou por retificação de gênero. Rowling respondeu que "India não se tornou uma mulher. India está fazendo cosplay de uma fantasia masculina misógina do que é uma mulher".

Depois que a apresentadora procurou a polícia, a escritora afirmou que suas críticas em relação à transgeneridade estão protegidas pela lei. Ela se refere a uma decisão da Justiça britânica que considerou que essas são crenças filosóficas e que, portanto, devem ser protegidas pela Lei da Igualdade.

Willoughby é a primeira apresentadora de notícias transgênero da Grã-Bretanha e a primeira coapresentadora transgênero de um programa de entrevistas só para mulheres, o Loose Women da ITV.

Pelo menos desde 2020, Rowling vem se desentendendo com seus fãs nas redes sociais devido a suas opiniões sobre pessoas trans. A autora chegou a comentar na rede social que "se o sexo não é real, então não há atração pelo mesmo sexo", defendendo a partir disso que a realidade das mulheres é apagada por isso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.