Descrição de chapéu Estados Unidos

Artistas cancelam shows no SXSW, festival nos EUA, em apoio à Palestina

Empresas da indústria militar americana estão entre os expositores do festival de música, cinema e tecnologia no Texas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma série de artistas estão boicotando o SXSW, festival de música, cinema e tecnologia nos Estados Unidos, por causa das conexões do evento com a indústria militar.

Entre os expositores do South by Southwest deste ano estão o exército americano e a Collins Aerospace, empresa subordinada à empreiteira de defesa RTX Corporation (antes Raytheon).

Público durante evento no festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos
Público durante evento no festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos - Xinhua/Xu Jianmei

A cantora Ella Williams, conhecida como Squirrel Flower, foi a primeira a cancelar seu show. "Aproveitadores do genocídio como a Raytheon fornecem armas às FDI. Um festival de música não deve incluir aproveitadores da guerra. Recuso-me a ser cúmplice disto e retiro a minha arte e trabalho em protesto", ela escreveu nas redes sociais.

A lista de bandas e cantores que cancelaram suas apresentações em apoio à Palestina incluem Eliza McLamb, Shalom, Mamalarky, Proper Merce Lemon, Gel e o selo Flatspot Records. O SXSW ocorre até o dia 16 em Austin, capital do Texas.

O grupo Coalização Austin pela Palestina havia pedido ao festival que cortasse relações com as indústrias militares e que "defendesse a paz, a justiça e os direitos humanos" em Gaza. "Se o SXSW deseja manter a sua credibilidade, deve mudar de rumo, rejeitando a normalização da militarização nas indústrias de tecnologia e entretenimento", disseram. O SXSW não se posicionou publicamente sobre o assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.