José Eduardo Agualusa participa do Clube de Leitura Folha em março

Encontro terá como tema 'O Vendedor de Passados', romance do escritor angolano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Félix Ventura é um artesão burocrata: o homem confecciona árvores genealógicas para os que buscam um novo passado. Quem contrata seus serviços é a elite angolana que se forma depois da guerra civil no país, encerrada em 2022, e quer lustrar o que veio antes para garantir o futuro promissor.

Esta é a trama de "O Vendedor de Passados", romance de José Eduardo Agualusa, que será o livro debatido em março no Clube de Leitura Folha. O encontro vai ter a participação do escritor.

O escritor José Eduardo Agualusa em Paraty (RJ) durante a 15ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) - Bruno Santos - 26.jul.17/Folhapress

A burguesia que está reescrevendo a própria história não necessariamente quer mais louros e glórias; por vezes, seu objetivo é limpar o sangue das mãos ao comprar um passado novinho em folha, com ancestrais de dar orgulho.

A reconstrução coletiva de Angola passa pela reorganização individual dos que viveram tempos violentos e traumáticos.

Os clientes de Félix não costumam dar muito trabalho; são objetivos ao afirmar o desejo de um rastro honroso. Mas um homem misterioso desafia o trabalho do vendedor de passados —ele quer também uma identidade, seja lá o que isso signifique.

O Clube de Leitura Folha é mediado pela jornalista e crítica literária Gabriela Mayer, uma das apresentadoras do podcast Café da Manhã. Os encontros são virtuais e acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 20h.

Para participar da reunião de março, no dia 25, é só acessar este link do Zoom ou ingressar na sala com o número de reunião 889 2377 1003.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.