Descrição de chapéu Obituário Marjorie Perloff (1931 - 2024)

Morre Marjorie Perloff, importante crítica de poesia austríaca, aos 92 anos

'A princípio, ela estranhava a poesia concreta brasileira, mas depois se tornou uma afeiçoada', lembra Augusto de Campos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu ontem a crítica americana Marjorie Perloff, importante estudiosa de poesia modernista e contemporânea, aos 92 anos.

Perloff é reconhecida como uma das principais críticas de poesia contemporânea. Foi professora emérita da University of Southern California e da Universidade de Stanford, onde lecionou até sua aposentadoria.

Marjorie Perloff, uma das principais críticas da poesia - The Society Critical Exchange

A autora defendeu teses ousadas, como a de "O Gênio Não Original", publicado no Brasil pela editora UFMG, em que afirma que a a escrita hoje é feita a partir de colagens do que foi escrito antes.

"Marjorie Perloff era uma grande intelectual, talvez a maior crítica literária atual. Para a felicidade nossa, interessada em poesia brasileira. Isso começou com uma edição do livro dela sobre o futurismo [O Momento Futurista, Edusp, 1993], que saiu aqui", afirma o poeta Augusto de Campos.

"A princípio, ela estranhava a poesia concreta brasileira, mas depois se tornou uma afeiçoada da nossa poesia. Ela também se interessou e escreveu sobre Haroldo [de Campos, poeta] e sobre mim".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.