Descrição de chapéu Televisão Folhajus

MP investiga denúncia de racismo contra Davi Brito, participante do BBB 24

Equipe do baiano fez pedido à Justiça com base em declarações no programa e postagens com supostas ofensas nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A equipe jurídica de Davi Brito pediu ao Ministério Público da Bahia que denunciasse supostas ofensas racistas dirigidas ao participante do BBB 24. Os advogados reuniram declarações dos participantes do programa e supostas ofensas postadas nas redes sociais em uma ação protocolada nesta segunda-feira (11).

O Ministério Público informou que investiga perfis de redes sociais com postagens racistas. A defesa de Davi solicitou uma ação penal pública incondicionada em fevereiro, conforme confirmado pelo escritório Shibasaki & Monteiro Advogados.

Davi no BBB 24
Davi no BBB 24 - Reprodução/Globo

A equipe de Davi não especificou as falas, mas afirmou que os participantes do reality foram listados em um documento enviado à Justiça. O MP afirmou que a representação não trouxe nomes dos participantes da edição, mas foram coletados prints e links de postagens em que Davi foi chamado de "macaco".

O pedido está em análise pela promotoria de Justiça, que apresentará denúncia de racismo se entender que as provas apresentadas configuram crime. O MP pode iniciar um processo criminal por racismo sem depender da manifestação da vítima, tendo autonomia para iniciar o processo judicial sem uma queixa formalizada por Davi fora da casa.

Segundo a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, as empresas responsáveis pelas redes sociais onde teriam ocorrido as ofensas racistas serão notificadas para enviar informações dos perfis com supostas práticas criminosas e, assim, identificar os autores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.