Descrição de chapéu

'Domingo à Noite' tem problemas de roteiro e não sabe para onde ir

Com Marieta Severo e Zé Carlos Machado, drama sobre Alzheimer comove pela dedicação dos atores a papéis tão vazios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Domingo à Noite

  • Onde Nos cinemas
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Marieta Severo, Natália Lage, Zé Carlos Machado
  • Produção Brasil, 2022
  • Direção André Bushatsky

Há vários pontos de entrada em "Domingo à Noite": o Alzheimer, a velhice —ou o envelhecimento—, os problemas familiares, os conflitos de geração. O autor, Bruno Gonzales, optou claramente por colocar o Alzheimer como centro, tornando os demais subsidiários.

Em uma casa de fato cinematográfica no Rio de Janeiro vive a atriz Margot, interpretada por Marieta Severo. Ela está dividida entre fazer a última cena de um filme e cuidar do marido, Antônio, personagem de Zé Carlos Machado. Não se diz nada sobre seu trabalho, mas pelas poucas indicações terá sido um escritor e/ou jornalista. De todo modo, podemos pensar que Margot é atriz de sucesso, talvez tivesse um daqueles contratos às antigas da Globo.

Cena de 'Domingo à Noite', filme com Marieta Severo e Zécarlos Machado
Cena de 'Domingo à Noite', filme com Marieta Severo e Zécarlos Machado - Divulgação

Atriz ou não, vemos o drama burguês deslocar-se dos tradicionais conflitos de família —desamores, desencontros ou conflitos de geração etc.— para uma doença que preocupa a todos. Em vez dos conflitos citados acima, temos o amor incondicional de Margot pelo marido. Amor que vem da juventude —um flashback rápido, felizmente, os mostra jovens, num idílio que não cairia mal num anúncio de pasta de dentes.

Depois de perder um tempo imenso com Margot, basicamente, andando de um lado para outro na casa, entra em cena Francine, papel de Natália Lage, a filha. Sabemos que, à parte o amor sem fim entre marido e mulher, ao lado só existem problemas.

Francine quer que a mãe contrate alguém para cuidar do pai. Margot nem considera a hipótese. Surge então Guto, o irmão, que vê com bons olhos a ideia de mandar os pais para um asilo, ao que parece para passar a casa nos cobres.

Entre mãe e filha existe, não diria um conflito, mas olhares diferentes sobre a melhor maneira de cuidar do pai. Francine, já se vê, é a equilibrada da família. Margot é bastante autoritária, o que podemos notar não apenas pela maneira como impõe sua vontade à família, mas no trato das pessoas do filme que está fazendo.

O roteiro, claro, não deixa passar em branco o ressentimento da filha em relação à mãe, que a seu ver não cuidou dela como deveria. Além do mais, Guto foi, ao que parece, mimado pela mãe,a julgar pelas reações de Francine.

Num filme que faz de citações cinematográficas o essencial de seu recheio, talvez não seja absurdo supor que o nome Margot coincida com o de Margo Channing, ou Bette Davis, em "A Malvada". Ou que a sequência de afogamento venha em linha reta com "Nasce uma Estrela" de Vincente Minnelli, que a sequência final seja um arremedo de "Os Deuses Malditos", de Luchino Visconti. É indício de que a direção, percebendo a inanição de sua proposta, optou por brincar um pouco com a história do cinema.

Há ainda espaço para outros conflitos, em princípio, subterrâneos. O filho, Guto, não é o bonzão que aparenta. Perdeu o emprego no banco e deve até para agiotas. Como as coisas já vão muito mal, outros males surgirão. E saberemos mais um pouco sobre o suicídio da outra filha do casal, que era usuária de drogas —e de maquiagem.

Certos problemas dão a impressão de surgir apenas para arranjar um roteiro que não sabe para onde ir —ou, ao contrário, sabe muito bem onde vai dar, mas precisa encher linguiça até chegar lá.

Dito isso, é comovente a dedicação dos atores a papéis tão vazios, em especial Zé Carlos Machado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.