Descrição de chapéu LGBTQIA+

J.K. Rowling diz que não sabe se perdoaria atores de 'Harry Potter' que defendem trans

Escritora diz que celebridades que apoiam a causa, como Radcliffe e Watson, ajudam a erodir direitos das mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora J.K. Rowling sinalizou em uma rede social que não perdoaria os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson, que estrelaram as versões cinematográficas de "Harry Potter".

Um usuário do X, antigo Twitter, postou: "estou apenas esperando que Dan e Emma lhe dêem um pedido público de desculpas... Tenho certeza de que você os perdoará".

Rowling então respondeu: "não tenho certeza, eu receio".

A escritora J.K. Rowling em novembro de 2018 - Toby Melville/Reuters

"Celebridades que aderiram a um movimento que pretende erodir os direitos duramente conquistados pelas mulheres e que usaram as suas plataformas para aplaudir a transição de menores podem guardar as suas desculpas para os destransicionados traumatizados e para as mulheres vulneráveis que dependem de espaços separados por sexo", completou a escritora.

J. K. Rowling nos últimos tempos se divorciou de parte da legião de fãs de "Harry Potter" por declarações vistas como transfóbicas. Embora a autora não pareça ter sofrido impactos financeiros, a ponto de ter sido a mais vendida do Brasil no ano retrasado, seu cancelamento tem rendido até ameaças de morte.

Em meio a isso, a atriz Emma Watson postou, em 2020, que "pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser".

Na mesma época, Daniel Radcliffe escreveu um artigo em defesa de pessoas trans para o Trevor Project, organização de conscientização em relação ao suicídio de pessoas LGBTQIA+. "Mulheres trans são mulheres", escreveu o ator. "Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados pelas associações profissionais de saúde."

"Sei que alguns meios de comunicação provavelmente vão querer pintar isso como uma briga interna entre J.K. Rowling e eu, mas não é disso que se trata, nem é isso que importa agora", diz o ator no texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.