Descrição de chapéu Obituário Ziraldo (1932 - 2024)

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil

Cartunista e artista gráfico virou um fenômeno editorial de vendas e um dos nomes mais reverenciados da arte brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cartunista Ziraldo, criador do célebre personagem Menino Maluquinho, morreu na tarde deste sábado, em sua casa no Rio de Janeiro, aos 91, de falência de múltiplos órgãos. A informação foi confirmada por Daniela Thomas, filha do artista.

Ziraldo teve uma carreira profícua e criou charges, cartuns e personagens considerados emblemáticos para a literatura infantil. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas. O velório acontecerá na manhã deste domingo no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Retrato do escritor Ziraldo - Letícia Moreira/Folhapress

Ziraldo Alves Pinto tinha apenas seis anos quando viu seu primeiro desenho estampar as páginas do jornal. Na época, foi sua mãe quem enviou o trabalho à extinta Folha de Minas. Esse foi só o começo de uma longa relação com a imprensa. Depois disso, ele publicou em veículos como O Cruzeiro e o Jornal do Brasil.

No entanto, foi por meio de seu trabalho no jornal O Pasquim que ele se tornou uma figura conhecida no país. Com humor, linguagem ácida e provocativa nos anos de maior repressão da ditadura militar, a publicação, crítica ao regime, ditou tendências no jornalismo brasileiro.

Em razão do engajamento político no veículo, ele foi preso três vezes, mas nem por isso deixou de desenhar. Na cela, ele seguiu no ofício e usava seu conjunto de canetas para desenhar, às vezes um simples limoeiro que imaginava no pátio cinza do local.

Nos anos 1960, o saci-pererê criado por Ziraldo se tornou o personagem principal daquela que seria a primeira revista em quadrinhos brasileira, A Turma do Pererê. Já na década de 1980, ele criou o Menino Maluquinho, personagem que se tornaria um fenômeno editorial.

Dez anos atrás, o cartunista disse a este jornal que decidiu criar seu personagem mais conhecido após uma palestra com pais e professores sobre a educação dos filhos. "Disse que devíamos preparar os filhos para o dia de hoje, pois o futuro será feito de muitos 'hojes'", disse ele. Quando chegou em casa, já tinha a ideia do livro na cabeça. Nasceu Maluquinho, que vive um dia por vez, intensamente.

Em 2018, o cartunista ganhou uma megaexposição em São Paulo, com mais de 500 obras. Além disso, desde março deste ano, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro a mostra "Mundo Zira - Ziraldo Interativo".

"O BB e os CCBBs mantêm contato com a família e manifestam profundo pesar pela perda deste grande mestre. Ziraldo vive no Menino Maluquinho e em tantos outros personagens que marcaram gerações e foram (e seguem sendo) fundamentais para a cultura brasileira", diz nota publicada pela instituição.

"Ziraldo foi um dos dois ou três maiores artistas gráficos da história do Brasil" diz o escritor Ruy Castro. "Ele era capaz de criar marcas, lettering. Era capaz de fazer tudo graficamente. Ziraldo desenhava enquanto conversava com 30 pessoas ao mesmo tempo. Ele era capaz de tudo. Cansei de ver ele fazer isso. Ele criou personagens que marcaram época, como a Supermãe, o Jeremias, o Bom, e os Zeróis, uma paródia aos super-heróis, tudo isso antes do Menino Maluquinho."

Segundo o escritor de livros infantis Ilan Brenman, Ziraldo revolucionou a literatura para crianças por não subestimar a inteligência dos jovens.

"Ele era um intelectual e uma pessoa que se engajou politicamente em causas fantásticas. Então, na hora de escrever, levava toda essa bagagem e repertório", diz o autor. "Ele tinha muito respeito pela sensibilidade e pela inteligência dos leitores. Não menosprezava o jovem e não achava que qualquer coisa vale para ele."

O escritor diz que os livros "Flicts", de 1969, são um exemplo disso. A obra conta a história de uma cor solitária que todas as outras acham feia. "É uma história maravilhosa sobre sentimentos e emoções que pode pegar desde crianças pequenas aos adolescentes, passando pelos adultos. "É uma obra que mostra a qualidade do trabalho dele."

Mell Brites, escritora e editora da Baião, selo da Todavia para crianças, reforça "Flicts" como um clássico da literatura infantil brasileira. "Foi uma obra pioneira, que olhou de uma maneira completamente nova para a relação texto-imagem. Ele abriu caminhos de pensamento gráfico para o livro e marcou a época", diz. "É um livro paradigmático na literatura de forma geral. É retumbante o sucesso e a popularidade desse livro, poucos alcançam esse tamanho. Ao mesmo tempo, ele é atual e continua marcando a produção nacional para crianças."

Brenman diz ainda que Ziraldo inspirou uma geração de escritores com seu estilo e talento. "Não existe autor infantil que não tenha sido contagiado e influenciado por ele. A minha obra olha a criança como um ser complexo da mesma forma que ele fazia", diz o escritor, autor de livros como "As Botas do Gabriel" e "A Menina que Amava Futebol". "A literatura infantil brasileira não seria absolutamente nada sem o Ziraldo."

O presidente Lula usou as redes para lamentar a morte do artista e dizer que sua contribuição para a cultura brasileira foi imensa, com destaque especial para "O Menino Maluquinho".

"Um livro que virou filme, peças, pautou músicas e vem sendo passado de pais para filhos como sinônimo de inocência, curiosidade e beleza, além de um olhar esperançoso em relação aos imensos potenciais do mundo em que vivemos", disse o presidente. "Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo."

Já o governo do Rio de Janeiro divulgou uma nota de pesar pela morte do cartunista e decidiu decretar luto oficial por três dias. "A contribuição de Ziraldo para a cultura brasileira é imensa e vai permanecer encantando leitores ao longo do tempo, assim como estimulou em muitos meninos e meninas de várias gerações o gosto pela leitura."

Ziraldo deixa duas filhas, Daniela Thomas e Fabrizia Alves Pinto, e o filho Antônio Pinto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.