Descrição de chapéu quadrinhos

Lula, Mauricio de Sousa, Xuxa e outros se despedem de Ziraldo; veja as reações

Artistas, políticos e escritores afirmam que Brasil perdeu um gênio e destacam personagens criados pelo cartunista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Artistas, escritores e políticos lamentaram a morte do cartunista Ziraldo, na tarde deste sábado, em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 91, de falência de múltiplos órgãos.

O desenhista Mauricio de Sousa escreveu em suas redes sociais que perdeu mais do que um grande amigo, "perdi um irmão". "Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo!"

O cartunista Ziraldo aparece com as mãos levantadas, a foto mostra um close de seu rosto
O escritor e cartunista Ziraldo em entrevista à Folha, no Rio de Janeiro, em outubro de 2017 - Ricardo Borges - 27.out.2017/Folhapress

O cineasta Walter Salles afirmou que o Brasil perde um "mestre genial, lúdico, que influenciou o imaginário de gerações e gerações".

"'Flicts', Jeremias o Bom, o Menino Maluquinho e tantos outros personagens nos ensinaram a sonhar e nos educaram, e o Pasquim nos ajudou a resistir, a pensar o mundo. E ainda temos suas charges demolidoras, seus cartazes de cinema, seu traço único e inesquecível. Ziraldo parte, mas seu legado imenso fica —junto com uma família de criadores maravilhosos, seus filhos Daniela, Fabrizia e Antônio, seus netos e milhões de admiradores no Brasil e no mundo", disse o cineasta.

O presidente Lula se solidarizou com a família e os amigos de Ziraldo e destacou as "inúmeras e diversas contribuições" do cartunista para a cultura brasileira e "na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão".

A apresentadora Xuxa lembrou que foi no programa apresentado pelo cartunista, o "Etcétera", que a trajetória dela na TV começou . "Desde então você sempre fez parte da minha vida, da minha história, da história da fundação e de tantas crianças. Obrigada por tudo o que você plantou e um beijo no seu coração. Vai com Deus."

A atriz Letícia Sabatella agradeceu a Ziraldo pelos livros e quadrinhos e por ter "brincado com personagens, cores, humor, política".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.