Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris após debate com Donald Trump

Cantora faz alerta sobre os riscos da inteligência artificial nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Taylor Swift declarou voto na vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris, candidata do Partido Democrata à Casa Branca, minutos após o debate desta terça-feira (10) com o candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump.

"Vou votar em Kamala Harris e Tim Walz na eleição presidencial de 2024. Estou votando em Kamala porque ela luta pelos direitos e causas que acredito precisarem de uma guerreira para defender", disse a cantora no Instagram.

Swift definiu a candidata como uma líder "talentosa e de mão firme" e afirmou que é importante para os Estados Unidos serem liderados pela calma e não pelo caos.

A cantora elogiou também o candidato a vice-presidente, Tim Walz, e citou a defesa dos direitos LGBTQUIA+, da fertilização in vitro e da mulher sobre o próprio corpo.

Além de declarar o voto, ela sugeriu que os americanos pesquisem sobre os assuntos em pauta na campanha eleitoral e as posições dos candidatos.

"Como eleitora, faço questão de assistir e ler tudo o que posso sobre as políticas e planos propostos por eles para este país", afirmou.

Taylor Swift participa da estreia de documentário em Los Angeles, em outubro de 2023 - Mario Anzuoni - 27.jun.24/Reuters

Swift citou o compartilhamento por Trump, em sua conta no Truth Social, rede republicana inspirada no Twitter, de uma série de imagens geradas por inteligência artificial que sugerem, falsamente, o apoio da cantora e de seus fãs, os "swifities", à sua campanha presidencial.

"Isso realmente despertou meus medos em relação à IA e aos perigos de disseminar desinformação. Isso me levou à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora", ela rebateu. "A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade".

Em março, Swift havia feito uma postagem pedindo para que seus fãs votassem na Super Terça, dia-chave em que diversos estados escolhem os candidatos para a eleição presidencial de novembro. Na ocasião, ela não se posicionou sobre o próprio voto, ao contrário do que fez agora.

A cantora também lembrou aos eleitores de primeira viagem que é preciso estar registrado e disse achar mais fácil votar antecipadamente.

Nos stories do Instagram, a artista divulgou o link para o registro de eleitores e para que todos possam encontrar datas e informações sobre a votação antecipada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.