50 anos do Masp, mostra de Spike Lee e mais 5 dicas culturais

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[SEMINÁRIO] Masp

Auditório do Masp. (11) 3149-5959. Seg. (5), das 10h às 18h30. Grátis, com retirada de ingressos 2h antes.

Nos 50 anos do prédio de Lina Bo Bardi que abriga o museu, debates tratam de sua história e o contextualizam na contemporaneidade. Entre os participantes, estão os professores de arquitetura Marina Grinover (Escola da Cidade), Guilherme Wisnik (USP) e Eduardo Rossetti (UnB), o professor de história da arte Barry Bergdoll (Universidade Columbia) e os pesquisadores Olivia de Oliveira e Zeuler Lima, autores de estudos sobre Lina.

 

[CINEMA] Spike Lee

Centro Cultural Banco do Brasil - SP. (11) 3113-3651. De 7/11 a 3/12, em diversos horários. R$ 10, com algumas sessões gratuitas. 

Mostra exibe 23 filmes e quatro clipes musicais do cineasta, pioneiro da chamada Black New Wave nos EUA. Além de filmes celebrados como “Faça a Coisa Certa” e “A Última Noite”, há destaque para os documentários feitos por Lee, pouco vistos no Brasil. No dia 22, às 19h, haverá um debate com o curador Jaiê Saavedra, a pesquisadora Kênia Freitas e o crítico Bruno Galindo, que ministra uma aula sobre o diretor no dia 24 às 16h.

 

[EXPOSIÇÃO] Regina Vater 

Galeria Jaqueline Martins. (11) 2628-1943. De ter. a sex., das 10 às 19h; sáb., das 12h às 17h. Até 19/1. Grátis. 

A individual da artista de 75 anos exibe cerca de 50 de seus trabalhos, entre vídeos, fotografias e instalações. A carioca foi pioneira em aproximar arte, tecnologia e antropologia, pautando as relações do homem com a natureza, os mitos indígenas e a posição da mulher.

mulher aponta dedo
Obra da série "ART" (1978), de Regina Vater - Divulgação

​​[TEATRO] Villa

Sesc Pinheiros. (11) 3095-9400. De qui. a sáb., às 20h30. Até 24/11. R$ 25. 

No texto do dramaturgo e roteirista chileno Guillermo Calderón, três mulheres discutem que fim dar à Villa Grimaldi, centro de tortura simbólico da ditadura de Augusto Pinochet. A peça enseja discussões sobre a política da memória e a construção da história coletiva.

 

[ARTES GRÁFICAS] Feira Miolo(s)

Biblioteca Mário de Andrade. (11) 3775-0002. Sáb. (10), das 11h às 23h. Grátis.

A quinta edição do evento homenageia o poeta e editor Sebastião Nunes e reúne mais de 150 artistas, editoras e coletivos independentes para oficinas, palestras e exposições sobre a arte da publicação impressa.

 

[DEBATES] Oriente Médio

Auditório da EFLCH - Unifesp Guarulhos. Qua. (7), às 17h e qui. (8), às 16h. Grátis. Contato: leoaunifesp@gmail.com

A Unifesp promove o 1º Encontro de Estudos Orientais e Asiáticos, com o documentário “Nós, Eles e Eu”, sobre a questão Palestina-Israel, seguido de debate com o diretor Nicolás Avruj. Haverá mesas com Murilo Bon Meihy, professor de história contemporânea da UFRJ, Paulo da Rocha Pinto, professor de antropologia da UFF, Samira Osman, professora de história da Ásia da Unifesp, e Salem Nasser, da FGV Direito SP.

 

[LITERATURA] Pedro Mairal

Casa Plana. (11) 3032-2057. Seg. (5), às 19h. Grátis.

O autor de “A Uruguaia” (Todavia), nome em ascensão nas letras argentinas, vem ao Brasil para lançar o livro em debate com Antonio Prata, colunista da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.