Aplicativos de baixo custo ajudam a mostrar eficiência de negócios

Crédito: Karime Xavier/Folhapress Pesquisa Datafolha prefeitos 18jun2012

ALESSANDRA MILANEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Empresas de tecnologia têm investido em plataformas e aplicativos de menor custo –ou até de graça– para ajudar empresários a aumentar a eficiência de todos os aspectos da gestão da empresa.

É o caso da start-up MarketUP, que oferece um sistema de gestão integrada gratuito para empresas de pequeno e médio porte. Ele permite, entre outras funcionalidades, emitir notas fiscais, fazer o controle de estoque, integrar lojas virtuais a sistemas de pagamento on-line, além de oferecer um módulo para vendas no balcão.

O empresário Lucas Lassen, 39, adotou o sistema nas duas lojas da Paiol, de presentes artesanais brasileiros.

Lassen, que era ator, abriu a primeira loja na rua Frei Caneca, na zona central de São Paulo, há dez anos, como uma forma de se sustentar no teatro. O negócio vingou e a Paiol ganhou mais uma unidade, em Pinheiros, na zona oeste da cidade, em 2016. Ele viaja pelo país reunindo as obras de artesãos para vender em suas lojas. 

Com o crescimento e a distância, ficou complicado controlar tudo manualmente. "A empresa tem uma diversidade muito grande de produtos. Eu precisava de mais controle, saber qual produto saía mais", conta o empresário. 
Para isso, ele adotou a MarketUP e afirma que agora tem uma visão mais completa do negócio. "Já temos código de barras em 700 produtos e ainda falta muita coisa. Podemos gerar relatórios, analisar os dados e descentralizar um pouco as decisões", diz.

Lassen não revela seu faturamento, mas diz que os ganhos cresceram 25% em 2017 e que a meta para 2018 é crescer mais 30%. Para isso, um dos planos é lançar uma loja virtual, para a qual também deve usar a MarketUP.

FILA INTELIGENTE

Já Bruno Kobayashi, 34, sócio da lanchonete Zé do Hamburger, buscou a tecnologia para controlar o lado de fora do estabelecimento, inaugurado em 2008 em Perdizes, na zona oeste.

Havia muita desistência na fila de espera, o que nos fazia perder dinheiro", afirma Kobayashi.

Foi assim que conheceu a Get In, uma plataforma criada para a gestão da fila de espera e que permite ainda captar dados dos clientes, gerenciar as mesas do salão e enviar ofertas para os consumidores. O valor é de R$ 199 para restaurantes que giram até 500 mesas por mês e de R$ 299 para os demais.

Com um faturamento de R$ 8,4 milhões em 2016 e estimativa de um aumento de 10% em 2017, Kobayashi diz que vale a pena pagar a mensalidade para acelerar a fila do Zé do Hamburguer.

Crédito: Marcelo Justo/Folhapress Pesquisa Datafolha prefeitos 18jun2012
O empresário Bruno Kobayashi, na lanchonete Zé do Hamburger

Outra vantagem, diz o empresário, é dividir a plataforma com locais renomados de São Paulo, como o Paris 6, o Maní Manioca e a Companhia Tradicional de Comércio, dona dos bares Astor, Pirajá, da rede Lanchonete da Cidade e da pizzaria Bráz. Na visão dele, isso ajuda a atrair mais clientes para a hamburgueria.

Há ainda uma versão do aplicativo da Get In para o usuário final, pela qual pode entrar virtualmente na fila do restaurante e só ir ao local quando a sua vez estiver chegando. Para isso, paga uma taxa de R$ 7,90 por uso.

Neto Silvestrini, sócio-fundador da Get In, diz que a plataforma reuniu cerca de 240 restaurantes em 20 cidades em três anos e faturou cerca de R$ 600 mil em 2017. "Existia uma resistência à tecnologia, mas percebemos um amadurecimento do mercado", afirma.


SISTEMAS QUE AJUDAM NA GESTÃO

Conta Azul
Sistema de gestão online, 100% na nuvem, para pequenas empresas, com serviços como emissão de notas fiscais e boletos de pagamento
Quanto custa: Os planos vão de R$ 39 a R$ 279 por mês, de acordo com o número de usuários da conta e de boletos e notas fiscais emitidos
Como contratar: Pelo site contaazul.com

Qipu
Assessoria para profissionais liberais enquadrados no Simples Nacional. Em aplicativo gratuito é possível emitir notas fiscais de serviço, importar planilhas e extratos e fazer lançamentos de transações da empresa, funcionando como um gerenciador financeiro
Quanto custa: A partir de R$ 65 por mês para micro e pequenas e R$ 210 por ano para microempreendedores individuais
Como contratar: Pelo site www.qipu.com.br

Contabilizei
Plataforma on-line de contabilidade que permite controlar e acompanhar as operações da empresa. Fornece guias de impostos, relatórios contábeis e comprovantes de entrega das declarações obrigatórias
Quanto custa: A partir de R$ 89 para empresas de serviço e de R$ 189 para as de comércio
Como contratar: Pelo site www.contabilizei.com.br

Sage
Software on-line e ilimitado para emissão de notas fiscais eletrônicas, já com emissor de certificado digital incluso, suporte técnico e regulatório. É integrado ao Google Drive, o que permite compartilhar as notas
Quanto custa: R$ 40 por mês
Como contratar: Pelo telefone 0800 941 0049

Superlógica
Software de gestão financeira para empresas que cobram assinaturas e mensalidades, como condomínios, clubes, revistas, academias e escolas
Quanto custa: A partir de R$ 169 por mês
Como contratar: Pelo site www.superlogica.com

Trace
Software para gerenciar projetos e processos, definir formulários, regras de negócio, prazos de entrega e controle. Permite integração entre as diversas áreas do negócio
Quanto custa: A partir de R$ 1.300 por mês
Como contratar: Pelos telefones (51) 2101-6900 ou (51) 99259-2737

Tractio
Software para bares e restaurantes, com módulos que permitem gerenciar portfólio de produtos, cadastros das lojas, registros de pedidos, entre outras funções
Quanto custa: A partir de R$ 400 por mês
Como contratar: Pelo telefone (17) 3214-4637

Get In
Sistema para melhorar a gestão da fila de espera e as mesas do salão para bares e restaurantes. Capta ainda dados dos clientes, servindo como ferramenta de marketing
Quanto custa: Entre R$ 199 e R$ 299 por mês, dependendo do fluxo do restaurante
Como contratar: Pelo site restaurante.getinapp.com.br

MarketUP
Sistema de gestão gratuito e on-line, permite emitir notas fiscais, controlar fluxo de caixa, contas a receber, estoque, dados de clientes e fornecedores, entre outras funcionalidades
Quanto custa: Gratuito
Como contratar: Pelo site marketup.com

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