Principal sindicato alemão convoca greve de 24 horas

Crédito: Thomas Kienzle/AFP A judoca Stefannie Arissa Koyama, que disputará o Mundial de Budapeste pela seleção brasileira
Empregado de subsidiária da Daimler em protesto do sindicato IG Metall em Mannheim

DA REUTERS

A liderança do IG Metall, o mais poderoso sindicato alemão, convocou uma greve de 24 horas em toda a Alemanha, após negociações regionais não chegarem a um acordo, informou o sindicato neste sábado (27).

A entidade também se prepara para greves mais longas, caso um acordo não seja fechado rapidamente.

Cerca de 1 milhão de trabalhadores já participaram de passeatas menores em todo o país neste mês para apoiar as demandas do IG Metall por salários mais altos e pelo direito a horas de trabalho reduzidas, mas as greves de 24 horas podem representar um sério risco para a produção industrial na maior economia da Europa.

Empregadores em Baden-Wuerttemberg, sede de empresas como a Daimler e Porsche, informaram neste sábado que o sindicato havia feito novas demandas não negociáveis na quinta rodada de conversas.

O IG Metall passou a exigir um aumento salarial de 8% para 3,9 milhões de trabalhadores de metais e engenharia em toda a Alemanha durante 27 meses, afirmou a associação regional de empregadores Suedwestmetall.

O sindicato também pede que os trabalhadores tenham o direito de reduzir a carga semanal de 35 horas para 28 horas para cuidar de crianças, idosos ou parentes doentes. As empresas ofereceram um aumento de 6,8 %, mas rejeitaram a demanda por jornadas mais curtas, a menos que também possam aumentar as horas de trabalho quando necessário.

"No final, o sindicato nem sequer estava disposto a considerar os custos [dos trabalhadores reduzindo suas horas] na demanda global", disse Stefan Wolf, da Suedwestmetall.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.