BC americano diz que se mantém vigilante a riscos à estabilidade

Jerome Powell assume em meio a crises por preocupação com alta de juros nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jerome Powell tomou posse como novo presidente do BC americano
Jerome Powell tomou posse como novo presidente do BC americano - AP
Reuters

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira (13) em cerimônia de posse como chefe do banco central americano que o Fed continuará observando os riscos sobre a estabilidade financeira e preservará melhorias "essenciais" na regulação financeira desde a crise de 2007-2009.

Powell, falando após a queda do mercado que reduziu em 10% o valor dos principais índices acionários dos Estados Unidos, afirmou que o Fed "preservará os ganhos essenciais na regulação financeira ao mesmo tempo em que busca garantir que nossas políticas sejam tão eficientes quanto possível. Continuaremos alertas a qualquer risco à estabilidade financeira".

Powell assumiu oficialmente na semana passada, mas nesta terça-feira foi realizada uma cerimônia de posse da qual participaram família e amigos.

O juramento foi conduzido por Randall  Quarles, vice-presidente do Fed para regulação financeira e amigo de longa data do novo presidente do banco central.

Powell assume o Fed após um período de relativa calma nos mercados financeiros ter sido interrompido por preocupações com o aumento da taxa de juros nos EUA e deficits orçamentários no país.

Ele não falou explicitamente sobre essas questões em suas declarações preparadas nem mencionou as perspectivas para a política monetária dos EUA.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.