Para polícia, carro autônomo que atropelou mulher nos EUA não teve culpa

Investigação entende que mesmo se motorista estivesse no controle atropelamento seria inevitável

Peritos analisam Volvo XC90 que atropelou pedestre nos EUA - National Transportation Safety Board/Reuters
São Paulo

O atropelamento fatal provocado por um carro da Uber com tecnologia de direção autônoma era inevitável mesmo se um humano estivesse no controle da direção, diz a polícia de Tempe, no Arizona.

“Está muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão tanto no modo autônomo ou com motorista”, afirmou ao jornal “San Francisco Chronicle” a chefe de polícia de Tempe, no Arizona (EUA), Sylvia Moir.

O Volvo XC90 que faz parte da frota de teste da Uber com a tecnologia autônoma estava a 38 mph (61 km/h) quando o permitido na via era 35 mph (56 km/h).

As investigações da polícia são baseadas, principalmente, nas imagens de duas câmeras do próprio veículo. As imagens, contudo, não foram divulgadas pela polícia.

O motorista, que estava no carro, mas não controlava a direção, disse à polícia que tudo aconteceu um flash e que o primeiro alerta de colisão foi dado junto com o impacto do atropelamento.

A vítima Elaine Herzberg, de 49 anos, foi atingida quando atravessava a via empurrando uma bicicleta e carregando sacolas na noite de domingo (18).

A polícia de Tempe vai colaborar com as investigações dos órgãos de segurança no trânsito dos EUA.

TESTES

A Uber é uma das muitas empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis, como a General Motors, na corrida para lançar carros com grau elevado de autonomia no mercado nos próximos anos.

Em dezembro de 2016, a primeira tentativa de Uber de testar carros autônomos em San Francisco foi interrompida pelas autoridades, após a empresa ter iniciado os testes sem solicitar as licenças necessárias.

Após a disputa em  San Francisco, a Uber mudou toda a sua frota de carros autônomos para os testes no Arizona, onde foi recebido com entusiasmo pelo governador do estado, Doug Ducey.

ENTENDA OS GRAUS DE AUTONOMIA
 

Nível 0

Inclui carros equipados com “cruise control” (sistema que controla a velocidade de cruzeiro)

Nível 1

Inclui carros com sensor de faixa (sistema corrige rota de carro que saiu da pista)

Nível 2

Sistema controla velocidade e faz curvas automaticamente em certas condições, mas a atenção do motorista é necessária o tempo todo

Nível 3

Carro dirige sozinho em baixas velocidades, mas motoristas deve estar sempre a postos

Nível 4

Carro dirige sozinho na maior parte dos casos, mas atenção do motorista é necessária

Nível 5

Carro dirige sozinho em todas as circunstâncias, sem necessidade de motorista

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