Tarifa do aço imposta por Trump coloca empregos em risco, diz ministra alemã

Empresas americanas que consomem aço e alumínio também criticaram a medida 

Indústria de aço nos Estados Unidos - AFP
Reuters

As novas tarifas para importação de aço e alumínio custarão empregos e crescimento econômico, disse à Reuters neste domingo a ministra da Economia da Alemanha, Brigitte Zypries, acrescentando que a União Europeia e outros defensores do livre comércio não se deixarão dividir.

O governo de Donald Trump anunciou esta semana uma tarifa de 25% nas importações de aço e 10 por cento no alumínio, a entrar em vigor em 15 dias, aumentando o receio de uma guerra comercial que pode aumentar preços e reduzir o crescimento global.

A União Europeia afirmou que irá pedir a Organização Mundial do Comércio para adotar suas próprias medidas, mesmo esperando ainda que os 28 países do bloco sejam isentos desta nova tarifa.

"As políticas de Trump estão colocando a ordem da economia global em risco", disse Zypries à Reuters, por e-mail. "Ele não entende a arquitetura disso, que é baseada em um sistema de mercados globais abertos. Qualquer um que questione isso está colocando em risco prosperidade, crescimento e emprego".

Empresas americanas que consomem aço e alumínio também criticaram a medida, afirmam que serão prejudicadas pelo aumento de custos.

"A Alemanha e seus aliados devem agora resguardar o livre comércio e evitar serem divididos pela oferta de Trump de isentar alguns aliados como México, Canadá e Austrália", disse a ministra. "É importante que a Europa mostre coletivamente que poderá haver contra-medidas e não haverá fissuras entre os defensores do livre comércio".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.