Descrição de chapéu Governo Trump

UE inicia processo de retaliação contra tarifas dos EUA

Se bloco não for isento das taxas, deve fixar tarifas de 25% sobre uma série de produtos dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington e Bruxelas | Reuters

A Comissão Europeia pediu nesta sexta-feira (16) uma avaliação da indústria sobre uma lista de produtos dos Estados Unidos que será sujeita a tarifas de importação, no primeiro passo para medidas em resposta aos planos dos EUA de sobretaxar a importação de aço e alumínio da Europa.

 

A União Europeia quer ficar isenta das sobretaxas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio que o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou na semana passada. O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, e a comissária de Comércio da UE, Cecília Malmstrom, se reúnem na próxima semana para discutir o assunto.

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial para os 28 países membros da UE, disse que, se o bloco não estiver isento das taxas, deverá fixar tarifas de 25% sobre uma série de produtos dos EUA, cujas importações anuais para a União Europeia somam €2,8 bilhões de euros (US$ 3,45 bilhões ).

A lista de 10 páginas de produtos que a UE pode taxar abrange desde arroz a suco de laranja, maquilagem, motocicletas, barcos a motor e pias de aço inoxidável. Também inclui muitos produtos de metais para uso na construção e indústria.

Alguns dos produtos podem estar sujeitos taxação dentro de meses. A UE diz que os EUA não podem usar a segurança nacional como uma justificativa para suas tarifas sobre os metais, o que significa que a Europa pode responder com medidas de "reequilíbrio".

"Nós sentimos que estamos em bases legais muito sólidas", disse uma autoridade da UE nesta sexta-feira.

Um segundo grupo de produtos somente seria tarifado se a Organização Mundial do Comércio (OMC) posteriormente declarar as tarifas dos EUA como ilegais, ou após um período de três anos.

Os dois conjuntos de produtos combinados visam compensar o dano causado pela sobretaxa norte-americana para as exportações do bloco europeu de 6,4 bilhões de euros de aço e alumínio para os EUA.

A Comissão convocou os principais empresas afetadas pelas tarifas dos EUA e pela possível resposta da UE para se posicionarem até o dia 26 de março, para depois apresentar uma proposta formal.

Os 28 Estados membros da UE também teriam que concordar sobre qualquer ação.

O bloco também terá que notificar a OMC sobre possíveis medidas retaliatórias até 23 de maio, ou no prazo de 60 dias após a entrada em vigor das tarifas dos EUA. A União Europeia teria que promulgar essas medidas no mês seguinte.

Trump determinou que Ross discuta as "horríveis" tarifas e barreiras comerciais da UE com Bruxelas e ameaçou atingir o setor automotivo europeu.

A UE contesta a argumentação de Trump sobre as tarifas e sua ênfase em automóveis, tarifados pelos EUA em 2,5% e pela UE em 10% . Para outros produtos, como caminhões, as tarifas dos EUA são maiores.

"Não estamos negociando nossa isenção com os Estados Unidos. Não é aceitável tentar vincular uma solução para isso e qualquer questão ao acesso ao mercado ou negociações comerciais", disse autoridade da UE.

NEGOCIAÇÕES

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está negociando com vários países sobre a possibilidade de oferecer isenções para as novas tarifas dos EUA sobre as importações de aço e alumínio, disse a Casa Branca nesta sexta-feira.

"Ele está... trabalhando com países individualmente e negociando sobre áreas de segurança nacional em que podemos trabalhar juntos e há alguma flexibilidade", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, a repórteres.

"Continuamos a conversar e continuaremos até... o fim da semana que vem", disse ela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.