Polícia do PR investiga Ipiranga, Raízen e BR por suspeita de controle de combustíveis

Foram expedidos pela Justiça oito mandados de prisão e 12 de busca e apreensão

Rio de Janeiro | Reuters

A Polícia Civil do Paraná deflagrou nesta terça-feira (31) operação para prender gerentes e assessores comerciais das distribuidoras de combustíveis BR, Ipiranga e Raízen, as três maiores do país, por suspeita de formarem uma quadrilha para controlar o preço final dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina, informou a polícia paranaense.

Foram expedidos pela Justiça oito mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, tendo entre os alvos as sedes administrativas das distribuidoras suspeitas de envolvimento na capital paranaense, acrescentou a polícia.

"A suspeita é que estas distribuidoras controlam de forma indevida e criminosa o preço final dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina com bandeira das distribuidoras restringindo assim o mercado e prejudicando a livre concorrência", disse a Polícia Civil em nota oficial.

Caminhão chega para reabastecer posto de combustivel da BR na avenida Pacaembú
Caminhão chega para reabastecer posto de combustivel da BR na avenida Pacaembú - Eduardo Anizelli/ Folhapress

De acordo com os investigadores, representantes das distribuidoras vendiam o litro do combustível de acordo com o preço que seria praticado pelos donos dos postos de forma a controlar o preço nas bombas, impedindo a livre concorrência.

Procurada, a BR, da Petrobras, disse em nota que pauta sua atuação pelas "melhores práticas comerciais, concorrenciais, a ética e o respeito ao consumidor", e exige o mesmo comportamento de seus parceiros e força de trabalho.

A Ipiranga, do grupo Ultrapar, e a Raízen, uma joint venture entre Cosan e Shell, não responderam de imediato a pedidos de comentários.

Os suspeitos responderão pelos crimes de abuso de poder econômico e organização criminosa, acrescentou a Polícia Civil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.