Tabloide New York Daily News reduz equipe editorial pela metade

Jornal foi vendido em 2017 por US$ 1 a Tronc e empregava 85 jornalistas

Funcionários deixam o prédio do Daily News após demissão de 50% da equipe editorial - Brendan McDermid/Reuters
Nova York

O The New York Daily News, tabloide nova-iorquino de 99 anos, comunicou nesta segunda-feira que irá demitir metade de sua equipe editorial.

Os cortes no jornal diário ganhador do Prêmio Pulitzer, conhecido pelas manchetes de primeira página e por enfrentar os poderosos da cidade —incluindo o empreendedor imobiliário Donald Trump, muito antes ser eleito presidente do país— atraíram críticas de leitores e políticos.

Publicações em banca de jornais de Nova York - AFP

A Tronc, que comprou o The New York Daily News em 2017, disse estar trabalhando para transformar o jornal em um publicação mais adequada à era digital, segundo informações do jornal The  New York Times.

"Estamos reduzindo hoje o tamanho da equipe editorial em aproximadamente 50% e reorientando grande parte do nosso talento em notícias de última hora —especialmente nas áreas de criminalidade, justiça civil e responsabilidade pública", disse Tronc em memorando para a equipe.

A publicação empregava cerca de 85 jornalistas antes do anúncio, segundo o rival New York Post, de propriedade da News Corp. Funcionários foram vistos saindo do prédio chorando ao meio-dia.

A indignação com os cortes chegou às mídias sociais.

"Não é segredo que eu tenho discordado de tempos em tempos do Daily News", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, no Twitter. "Mas a decisão gananciosa de Tronc de destruir a redação é ruim para o governo e um desastre para Nova York. A Tronc deveria vender o jornal para alguém comprometido com o jornalismo local".

O Daily News, que ganhou 11 prêmios Pulitzer ao longo de sua história, o último deles em 2017, com reportagem sobre abusos da polícia de Nova York em ações de despejo.

 Em 1947, o jornal teve o pico de circulação, com 2,4 milhões de unidades. Esse número despencou para 200 mil na época em que a Tronc comprou o jornal por um dólar em 2017.

As demissões em Nova York são as mais recentes de uma série de cortes nas propriedades da Tronc. Em abril, a empresa demitiu várias dezenas de funcionários do Los Angeles Times, um mês após cortes em sua principal unidade, o Chicago Tribune.

Com Reuters

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.