'Não sou de esquerda nem de direita; sou a favor de gente boa', diz Jorge Paulo Lemann

Empresário participou de evento da Fundação Estudar nesta segunda-feira em São Paulo

O conselheiro Jorge Paulo Lemann participa de Reuniao do CDES - Conselho de Desenvolvimento Economico Social, no Palacio do Planalto
O conselheiro Jorge Paulo Lemann participa de Reuniao do CDES - Conselho de Desenvolvimento Economico Social, no Palacio do Planalto - Alan Marques/ Folhapress
Joana Cunha
São Paulo

Em ano de eleição, o empresário Jorge Paulo Lemann usou seus poucos minutos de discurso no evento anual de sua Fundação Estudar --que oferece bolsas em universidades estrangeiras de ponta-- para estimular os membros da instituição a se aprofundarem na política para "transformar o Brasil".

Na cerimônia realizada nesta segunda (6) em São Paulo, Lemann disse esperar que algum dos estudantes da fundação, no futuro, possa alcançar a Presidência do país e chame outros jovens da instituição para ajudar.

O evento da fundação, neste ano, dedicou dois painéis para tratar de política, levando ao palco os ex-bolsistas da instituição que neste ano concorrerão a cargos de deputado e governador por diferentes partidos. 

Em sua fala, Lemann relembrou a origem da fundação, criada há 27 anos com o intuito, segundo o empresário, de estimular os jovens a provocarem impacto em suas realidades e "consertar o país", criando, assim, "uma comunidade". 

"Todos os nossos negócios foram construídos com base nas pessoas que nós conseguimos atrair, treinar e estimular", disse Lemann, o homem mais rico do Brasil, segundo a lista da revista norte-americana Forbes de 2018, com uma fortuna em torno de US$ 30 bilhões (R$ 111,9 bilhões).

Ele disse estar animado com os seis ex-bolsistas que se candidataram às eleições deste ano. "Espero que alguns deles sejam eleitos, e que isso crie uma corrente de gente boa no governo", disse.

Ovacionado pela plateia do evento que reuniu 800 pessoas, a maioria jovens estudantes, o empresário repetiu seus bordões: "os que têm sucesso são os que insistem e finalmente chegam lá".

Avesso a entrevistas, Lemann falou rapidamente a jornalistas após sua apresentação, desconversando sobre inclinações políticas.

"Não sou de esquerda nem de direita. Sou a favor de gente boa, que goste de trabalhar junto com outras, e que vão se endereçar aos reais problemas do país, e não ficar brigando", afirmou. 

Em linha com o discurso de Lemann, o principal argumento dos ex-bolsitas, agora candidatos, é a necessidade de uma "renovação política". Entre eles estão Mateus Bandeira, candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo Partido Novo, e Renan Ferreirinha, a deputado estadual pelo PSB do Rio. 

A fundação foi criada por Lemann e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira, acionistas da Anheuser-Busch Inbev, maior cervejaria do mundo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.