Smiles perde R$ 2,5 bi na Bolsa após anúncio de incorporação pela Gol

Gol também quer migrar para o segmento Novo Mercado da B3

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

As ações da empresa de fidelidade Smiles caíram 38,84% nesta segunda (15), após a Gol Linhas Aéreas anunciar que pretende incorporar a companhia. As ações da Gol avançaram 4,35%.

A companhia aérea anunciou o movimento na noite de domingo, quando também informou que ​pretende migrar para o segmento Novo Mercado da B3, seguindo movimento semelhante anunciado recentemente pela concorrente Latam Airlines.

"A incorporação da Smiles na Gol resultará na extinção da Smiles, nos termos da Lei das S.A., com a sucessão pela Gol em todo o patrimônio da Smiles e na migração da base acionária da Smiles para a Gol", disse a companhia.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) anunciou que abriu processo para a analisar a operação.
 

A reorganização, segundo a Gol, é necessária devido à concorrência mais desafiadora nos mercados de aviação e de programa de fidelidade nos últimos anos no Brasil.

A empresa disse que, apesar dos esforços para aumentar a atratividade de seus produtos, as estruturas societárias separadas e as limitações impostas pelo contrato operacional com a Smiles se tornaram obstáculos para os investimentos necessários e para uma melhor coordenação do desenvolvimento de ofertas e produtos nos respectivos mercados.

A Gol disse que tem atualmente uma participação de aproximadamente 36% no mercado brasileiro de aviação e uma participação maior que 50% no mercado brasileiro de programas de fidelidade.

Avião da Gol decolando
Gol pretende incorporar programa de fidelidade Smiles - Amanda Perobelli/UOL

ALTERNATIVA

A incorporação pretendida, que necessita de aprovação dos acionistas e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), será realizada por meio da emissão pela Gol de ações preferenciais (PN) de uma classe atualmente existente e de uma nova classe de ações preferenciais resgatáveis pela Gol, em favor dos acionistas da Smiles. Os resgates das ações PN especiais será feito em dinheiro, e o valor da transação não foi anunciado.

Somente em uma segunda etapa a Gol pretende migrar para o Novo Mercado da B3. A ideia é ter apenas uma classe de ações com direito a voto negociada na B3 na Bolsa de Nova York mediante programa de ADS (American Depositary Share).

A Gol disse que se a reorganização não for aprovada, poderá buscar outras alternativas para incorporar a Smiles, incluindo uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).

A gerência de acompanhamento de empresas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu um processo para analisar a reestruturação societária anunciada.

No início de setembro, a TAM Linhas aéreas, subsidiária integral da Latam Airlines, decidiu fechar o capital da sua operadora de programa de fidelidade Multiplus, por meio de uma OPA.

O BTG Pactual cortou a recomendação das ações da Smiles para neutra após o anúncio e reduziu o preço-alvo a R$ 50, citando que a Gol aparentemente não está mais alinhada com os interesses da Smiles, conforme relatório a clientes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.