Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Carlos von Doellinger é escolhido para presidir o Ipea

A escolha já recebeu aval do presidente eleito, Jair Bolsonaro

Laís Alegretti
Brasília

Carlos von Doellinger deve ser o novo presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de acordo com integrantes da equipe econômica, que afirmaram que a escolha já recebeu o aval do futuro presidente.

Carlos von Doellinger á integrava a lista da equipe de transição do novo governo. Economista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele foi secretário do Tesouro Nacional durante o regime militar.

Após reuniões no gabinete de transição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, Guimarães, Novaes e von Doellinger almoçaram no local com colegas da área econômica do novo governo.

Nova equipe econômica almoça no CCBB, em Brasília
Nova equipe econômica almoça no CCBB, em Brasília - Camila Mattoso/Folhapress

Nesta quinta-feira, o futuro ministro da Economia Paulo Guedes escolheu o economista Rubem Novaes para presidir o Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal, o comando deverá ser confirmado nesta quinta (22) para Pedro Guimarães, como antecipou a Folha.

Ambos os nomes serão submetidos a Jair Bolsonaro, que deverá fazer as indicações que vêm discutindo com ele desde o início da semana.

Novaes é amigo de Guedes desde os tempos em que estudaram na Universidade de Chicago (EUA), berço do liberalismo econômico. É professor da Fundação Getúlio Vargas e foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Chegou a ser cotado para presidir o banco porque não queria deixar o Rio de Janeiro, onde mora.

Para o Banco do Brasil, Guedes queria indicar inicialmente o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, mas sofreu forte resistência da ala política de Bolsonaro que não queria o executivo por ter trabalhado como diretor da estatal na gestão petista.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.