Deutsche Bank é alvo de investigação por suspeita de lavagem de dinheiro

Segundo escândalo Panama Papers, banco alemão teria ajudado clientes a criar sociedades em paraísos fiscais

Polícia alemão faz buscas e apreensões em unidades do banco alemão Deutsche Bank
Polícia alemão faz buscas e apreensões em unidades do banco alemão Deutsche Bank - AP
Frankfurt | AFP

A polícia alemã e a agência federal de investigações do país fizeram uma operação de busca e apreensão nesta quinta-feira (29) em seis locais do Deutsche Bank, incluindo a sede do grupo em Frankfurt, como parte de uma investigação por lavagem de dinheiro, segundo a procuradoria. 

Revelações extraídas de dados do escândalo Panama Papers, o principal banco alemão é suspeito de ter ajudado clientes a criar sociedades em paraísos fiscais para lavar dinheiro procedente de infrações penais, explica a procuradoria em um comunicado.

O Deutsche Bank  confirmou as buscas e apreensões do Ministério Público relacionadas ao Panama Papers e diz se comprometer com a "plena cooperação" com as autoridades.

Segundo a promotoria, cerca de 170 policiais, magistrados e agentes dos serviços fiscais do país começaram a operação na parte da manhã e leveram "numerosos documentos impressos e eletrônicos".

As investigações estão concentradas em "dois empregados, de 46 a 50 anos", cujos nomes e cargos não foram divulgados, assim como outros supostos "responsáveis da empresa não identificados" suspeitos de lavagem de dinheiro, segundo o MP alemão. 

Os investigadores acusam os suspeitos de não terem comunicado as suspeitas de lavagem antes da revelação dos supostos crimes em abril de 2016, com o escândalo dos Panama Papers, embora o banco dispusesse à época de elementos suficientes desde o início das relações com os clientes acusados. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.