Folha promove seminário sobre o futuro do trabalho

Evento acontece no dia 30 de novembro com participação de especialista internacional

Mulher segura uma carteira de trabalho
Carteira de trabalho - Everaldo Silva/Futura Press/Folhapress
São Paulo

Folha realiza, no dia 30 de novembro, a primeira edição do seminário O Futuro do Emprego e o Emprego do Futuro.

No evento, serão abordadas questões relacionadas ao mundo do trabalho nos próximos 30 anos, perspectivas para o empreendedorismo no Brasil e alternativas contra o desemprego.

Hoje, o uso de inteligência artificial e robotização suscitam questões sobre o impacto da automação na elevação do desemprego e na redução salarial. 

Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostram que, desde 2010, o número de robôs industriais cresce a uma taxa de 9% ao ano. Segundo previsão do Fórum Econômico Mundial, entre 2015 e 2020, serão extintos 7,1 milhões de empregos no mundo, principalmente aqueles relacionados a funções administrativas e industriais. 

No Brasil, o futuro do trabalho ainda envolve questões tributárias e regulatórias, além da própria legislação trabalhista. Relatório divulgado em fevereiro deste ano pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar com urgência estratégias de digitalização para se tornarem internacionalmente competitivos. 

Para a palestra de abertura, o seminário receberá Youngsuk ‘YS’ Chi, presidente da Elsevier, empresa global de informação e análise científica, técnica e médica. Chi trabalha com setores governamentais, acadêmicos e industriais no apoio a mais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais da saúde ao redor do mundo.

Ele é professor visitante na Universidade de Yonsei, em Seul, na Coreia do Sul, e conselheiro independente das empresas Maropost, localizada no Canadá, e Ingram Industries Inc., nos Estados Unidos.

Estarão no seminário também Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, e o diretor-geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rafael Lucchesi, que é integrante do Conselho Nacional de Educação.

O evento, que tem patrocínio do Senai e apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), acontece a partir das 8h no Rooftop 5 & Centro de Convenções (rua Coropés, 88, Pinheiros), em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos.​

SEMINÁRIO O FUTURO DO EMPREGO E O EMPREGO DO FUTURO

Dia 30 de novembro (sexta-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

HORÁRIO: 8h às 9h


BOAS-VINDAS

HORÁRIO: 9h às 9h15

PARTICIPANTE: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI


ABERTURA

HORÁRIO: 9h15 às 10h15

PARTICIPANTE:  Youngsuk 'YS' Chi, presidente da Elsevier e diretor de assuntos corporativos do RELX Group


MESA 1: O mundo do trabalho nos próximos 30 anos

HORÁRIO: 10h15 às 11h15

PARTICIPANTES: Fabro Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro; Guilherme Thiago de Souza, gerente de engenharia e desenvolvimento da Roboris do Brasil; Luiz Arruda, diretor da consultoria WGSN Mindset


MESA 2:  Alternativas para o desemprego e mão de obra subutilizada

HORÁRIO: 11h15 às 12h15

PARTICIPANTES: Aline Cardoso,  secretária de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São Paulo; João Roncati, presidente da consultoria empresarial People Strategy; Paulo Feldmann, professor da FEA-USP e autor do livro “Robô: ruim com ele, pior sem ele”; Wasmália Bivar, professora da PUC-Rio, ex-presidente do IBGE e pesquisadora do instituto


BRUNCH

HORÁRIO: 12h15 às 13h


MESA 3: Desafios do emprego no Brasil com a indústria 4.0

HORÁRIO: 13h às 14h

PARTICIPANTES: André Portela Fernandes de Souza, professor da FGV-EESP e coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da instituição; Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI e diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Regina Madalozzo, professora do Insper especialista em economia do trabalho e da família


MESA 4: O futuro do empreendedorismo no Brasil

HORÁRIO: 14h às 15h

PARTICIPANTES: Gilberto Sarfati, professor da FGV-Eaesp e pesquisador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da instituição; Heloisa Regina Guimarães de Menezes, diretora técnica do Sebrae; Nana Lima, cofundadora do Think Eva

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.