Um dos maiores estudiosos da inflação, Salomão Quadros morre aos 62 anos

Engenheiro de formação, Quadros coordenada os índices de preços da FGV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos maiores estudiosos do fenômeno inflacionário do país e pesquisador do (IBRE) Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, Salomão Quadros morreu nesta quinta-feira (24), aos 62 anos. Segundo a instituição, Quadros se tratava de um câncer.

Quadros dedicou a carreira à pesquisa e análise da inflação, sendo o responsável pelos principais indicadores econômicos do país, como o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

O pesquisador escreveu também o livro “Muito além dos índices: Crônicas, histórias e entrelinhas da inflação”.

Salomão Quadros
Salomão Quadros; pesquisador da FGV morreu nesta quinta-feira (24) - FGV

"O maior especialista em inflação do Brasil. Um apaixonado por entender e medir a inflação brasileira, dedicou boa parte da vida a isso", diz o vice-diretor do IBRE, Vagner Ardeo.

Segundo ele, Quadros era um exímio e criterioso analista que costumava antecipar tendências, além de pessoa amiga e afável no trato.  

Nascido em Salvador, Quadros era formado em engenharia elétrica pela PUC-Rio, tinha mestrado em engenharia de produção pela UFRJ e doutorado em economia pela FGV.

Atualmente, Quadros era coordenador de projetos na área de cálculos e análises econômicas do IBRE da Fundação Getulio Vargas, onde entrou em 1980.  

“Salomão era uma pessoa muito estudiosa, com uma cultural geral muito grande e foi um ótimo aluno no doutorado. Era um excelente amigo e colega de trabalho que deixará saudades”, afirma André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE.

"Uma perda enorme e muito cedo", diz Ardeo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.