Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro diz que quer saber custo final do combustível da Petrobras

Política de preços da estatal considera preço do petróleo no exterior, não o custo local de produção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Macapá

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira que quer entender a política de preços da Petrobras, um dia após interferir no reajuste anunciado pela estatal.

“Onde é que nós refinamos, a que preço, a que custo, eu quero o custo final”, afirmou a jornalistas em evento em Macapá.

Ele afirmou que fará uma reunião com funcionários para perguntar como o percentual de reajuste do combustível é calculado, quanto custa um barril de petróleo que é retirado no Brasil em comparação com outros países.

Presidente Jair Bolsonaro durante reunião com lideranças evangélicas no Rio de Janeiro, no início de abril - Mauro Pimentel/AFP

Quando lançada em 2016 pela gestão de Pedro Parente, a política de preços da estatal previa reajustes diários dos combustíveis, levando em consideração a cotação internacional do petróleo, a variação do dólar e o que seria custo de importação. Sobre esse cálculo, é aplicada uma margem de lucro da companhia.

O preço do combustível, diesel ou gasolina, não considera o custo de produção da Petrobras.

Após a paralisação dos caminhoneiros, em maio do ano passado, houve uma mudança na política e os reajustes deixaram de ser diários.

Em setembro, as mudanças nos preços da gasolina foram seguradas por até 15 dias.

Em março deste ano, o mesmo foi anunciado para o diesel, que até o final do ano passado tinha o preço congelado por um mês – medida para contentar os caminhoneiros.

Bolsonaro afirmou ainda que é preciso cobrar não só do governo federal, mas também dos estados o alto custo dos combustíveis.

“O ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que é estadual] é altíssimo, tem que cobrar de governador também, não só do presidente da República”, afirmou o presidente. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.