Carrefour vende 80% das operações na China à Suning.com

Acordo ainda depende de aprovações regulatórias

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Paris, Cingapura e Pequim | Reuters

O Carrefour, um dos maiores varejistas da Europa, tomou um passo decisivo rumo a uma saída completa do mercado chinês neste domingo, ao vender uma fatia majoritária em suas operações locais à Suning.com.

A rede francesa, que está na China desde 1995, vinha há anos tentando aprimorar seu negócio no país, mas com a forte competição e um enorme mercado de ecommerce as vendas caíram em 5,9% em 2018, para  € 4,1 bilhões (R$ 17,8 bilhões).

O Carrefour disse em um comunicado que concordou em vender 80% de suas operações chinesas para o grupo chinês Suning.com por € 620 milhões (R$ 2,7 bilhões) em dinheiro.

O acordo também inclui várias janelas de oportunidade para a venda dos 20% restantes que o grupo manterá por enquanto na subsidiária chinesa, indicando sua intenção de deixar o mercado inteiramente.

"A aquisição da participação permitirá que a Suning.com fortaleça sua marca, além de aumentar sua capacidade em marketing, controle de qualidade de alimentos e gerenciamento da cadeia de suprimentos no setor, que tem passado por rápidas mudanças", disse a Suning.com em um documento em chinês divulgado junto à bolsa de valores de Shenzhen neste domingo.

O acordo com a Suning.com também põe fim às negociações preliminares que o Carrefour manteve com a gigante chinesa de tecnologia Tencent sobre uma potencial venda de uma participação minoritária em seus negócios locais.

Chinesa Suning, que comprou a operação do Carrefour no país
Chinesa Suning, que comprou a operação do Carrefour no país - Reuters

"As negociações que começaram desde janeiro de 2018 para a venda de uma participação minoritária (no Carrefour China) à Tencent terminaram", disse uma porta-voz do Carrefour.

"No entanto, a parceria comercial estratégica com a Tencent continua em vigor", acrescentou.

O Carrefour anunciou uma parceria no ano passado com a Tencent que levou à abertura de uma loja em Xangai.

O Carrefour também disse na época que a Tencent e a Yonghui, uma varejista especializada em alimentos frescos e pequenas lojas, poderiam ficar com uma fatia do Carrefour China.

A Tencent recusou-se a comentar.

O acordo com a Suning.com avalia o Carrefour China em € 1,4 bilhão (R$ 6,09 bilhão), incluindo dívida, e deve ser fechado até o final de 2019, dependendo de aprovações regulatórias, disse a varejista francesa em comunicado.

O Carrefour China opera 210 hipermercados e 24 lojas de conveniência. Ele teve vendas líquidas de € 3,6 bilhões (R$ 15,7 bilhões) e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de € 66 milhões (R$ 287,1 bilhões) em 2018.

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