Pão de Açúcar lança plataforma digital para atacado com entrega em até 72 horas em SP

Comércio eletrônico voltado para clientes corporativos faz parte de investida no segmento de atacado

São Paulo | Reuters

O GPA (Grupo Pão de Açúcar) lança nesta semana uma nova plataforma digital para atacado de entrega dedicado a restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais de pequeno e médio portes, visando dobrar a base de clientes no segmento até o fim do ano, disse um executivo.

O comércio eletrônico voltado para clientes corporativos, o chamado B2B, faz parte de uma forte investida da rede varejista no segmento de atacado, que atraiu concorrência acirrada em meio à fraca recuperação da economia brasileira da mais profunda recessão em décadas.

Comércio eletrônico voltado para clientes corporativos faz parte de investida da rede no segmento de atacado
Comércio eletrônico voltado para clientes corporativos faz parte de investida da rede no segmento de atacado - Nacho Doce /Reuters

Controlado pelo grupo francês Casino, o GPA iniciou as operações de atacado de entrega na capital paulista e arredores quatro anos atrás por meio de uma iniciativa batizada de 'Aliados Minimercado'.

Enquanto isso, o Assaí, bandeira de atacarejo atualmente em rápida expansão, segue operando exclusivamente com lojas físicas, sem conduzir entregas.

"É um modelo complementar e também independente, com sua própria dinâmica comercial e de distribuição", disse o gerente do Aliados Minimercado, Marcelo Rivero, em entrevista na terça-feira (18).

Ele disse que a nova plataforma digital deve responder por 10% de todas as entregas de atacado até o fim do ano, ajudando a dobrar a base de clientes ativos dentro do Aliados Minimercado para cerca de 1 mil até dezembro.

"Basicamente dobramos a taxa de crescimento mensal das entregas para 25% em relação ao começo do e a expectativa é manter esse ritmo acelerado para nos tornarmos um competidor grande no mercado de atacado de entrega", afirmou Rivero.

Por enquanto, o prazo para entrega na Grande São Paulo é de 72 horas e o serviço é gratuito, acrescentou o executivo. De acordo com ele, o plano é expandir o serviço para outras regiões do país no futuro.

O GPA não informa as vendas de atacado dentro do Aliados Minimercardo, e Rivero não quis informar o valor investido na plataforma de comércio eletrônico voltada a pequenos e médios comerciantes.

As ações do GPA acumulam alta de cerca de 8% até agora em 2019, bem aquém do rival Carrefour SA, que já subiu mais de 24% desde o começo deste ano.

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