Plano de moeda digital do Facebook levanta sérias preocupações, diz Powell

Presidente do banco central americano questiona prevenção à lavagem de dinheiro da criptomoeda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente do Fed (banco central americano), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (10) que o plano do Facebook de lançar sua moeda digital, a libra, levanta "sérias preocupações" que merecem uma profunda revisão regulatória.

"A libra levanta preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira. Essas são preocupações que devem ser abordadas completa e publicamente", disse em um depoimento perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados.

Logo da Libra, criptomoeda do Facebook
Presidente do banco central americano se diz preocupado com a libra, criptomoeda do Facebook - AFP PHOTO / LIBRA PRESS TEAM/HANDOUT

Powell afirmou que qualquer revisão regulamentar do projeto recém-anunciado deve ser "paciente e cuidadosa", e espera que o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira dos EUA, um painel de reguladores financeiros, também revise a ideia.

Ele também disse que apoia a inovação financeira desde que riscos apropriados sejam identificados.

O Facebook divulgou um protótipo da libra em junho, como um código aberto que pode ser usado por desenvolvedores interessados em incluí-la em aplicativos, serviços e negócios antes de seu lançamento como uma moeda digital no próximo ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.