Descrição de chapéu apple guerra comercial

Apple pede para Foxconn migrar parte da produção da China para o Vietnã

Medida visa evitar conflitos entre chineses e EUA; taiuaneses também consideram transferir produções para o México e a Índia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A Foxconn está movendo parte da fabricação de iPads e MacBooks da China para o Vietnã a pedido da Apple, de acordo com fontes da agência de notícias Reuters, enquanto a empresa norte-americana diversifica suas bases para minimizar o impacto da guerra comercial entre China e EUA.

O movimento ocorre no momento em que Donald Trump incentiva empresas norte-americanas a tirarem produção da China. Durante o mandato de Trump, os eletrônicos fabricados na China foram alvo de tarifas de importação mais altas pelos EUA, além de restrições de fornecimento de componentes produzidos com tecnologia norte-americana para empresas chinesas.

Logo da Apple em loja em Bruxelas, Bélgica - Emmanuel Dunand/AFP

Os fabricantes taiuaneses, temendo serem pegos na guerra comercial, mudaram ou estão considerando transferir parte da produção da China para países como Vietnã, México e Índia.

A Foxconn está construindo linhas de montagem para iPad e MacBook em sua fábrica na província de Bac Giang, no nordeste do Vietnã, para entrar em operação no primeiro semestre de 2021, disse a fonte.

As linhas também levarão parte da produção da China, disse a fonte, sem dar detalhes sobre o quanto de produção seria deslocada. "A mudança foi solicitada pela Apple", disse. "Ela quer diversificar a produção depois da guerra comercial."

A Foxconn disse em comunicado: "Por uma questão de política da empresa, e por razões de sensibilidade comercial, não comentamos sobre qualquer aspecto de nosso trabalho para qualquer cliente ou seus produtos."

Procurada, a Apple não respondeu a agência de notícias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.