Descrição de chapéu Aeroin

Arábia Saudita libera mulher comissária, mas limita peso

Medida começou pela própria companhia aérea de bandeira do país, a Saudia Saudi Arabian Airlines

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Aeroin

Uma mudança de regras e uma pequena evolução no direito feminino chegou à Arábia Saudita, que agora permite que suas mulheres sejam comissárias. A liberação, porém, vem acompanhada de controle de peso.

A medida começou pela própria companhia aérea de bandeira do país, a Saudia – Saudi Arabian Airlines, que tem uma frota de mais de 150 aviões, mas que não tinha nenhuma comissária saudita em sua tripulação, apenas estrangeiras.

Tripulação da Qatar Airways se prepara para entrar no aeroporto internacional de Sydney, em meio à pandemia de coronavírus
Tripulação da Qatar Airways no aeroporto internacional de Sydney; Arábia Saudita permitiu que suas mulheres também sejam comissárias - PETER PARKS / AFP

Segundo o jornal The Jerusalem Post, a empresa abriu vagas e procura mulheres entre 20 e 30 anos, com inglês necessário e com “peso proporcional à altura de acordo com os padrões da Saudia”, embora não sejam especificados claramente estes padrões.

A Saudi é a terceira empresa aérea mais rentável do Oriente Médio, atrás das vizinhas Emirates Airline e Qatar Airways.

Na Arábia Saudita as mulheres são historicamente proibidas de trabalhar nos setores de vendas e serviços, principalmente como comissárias, que são vistas como “serventes” no país. A sociedade saudita considera que servir aos outros é algo muito “humilhante” para uma mulher, que deve se limitar apenas a servir à família.

Apenas recentemente a Arábia Saudita liberou mulheres para viajar ao exterior sem autorização do marido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.