Descrição de chapéu Itaú Santander

Brasil vai perder investimentos se não reagir à degradação ambiental, diz presidente do Itaú

Executivo afirma ser cobrado em círculos internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do Itaú, Candido Bracher, disse nesta segunda-feira (7) que o Brasil pode sofrer com a falta de investimentos se não houver uma redação do país contra a degradação ambiental.

A fala foi feita durante a abertura da Conferência Amazônia, evento realizado pelo Itaú em parceria com o Bradesco e o Santander para discutir questões ambientais e articular doações para a preservação da floresta.

“Eu costumo dizer o seguinte: eu me sinto quase humilhado de ter que me lembrar das consequências concretas, de que vai faltar investimento, de que vão cortar o crédito”, afirmou Bracher. “Os investimentos no país escassearão, haverá uma discricionariedade contra o Brasil na seleção de investimentos”, afirmou.

Fachada da agência do Itaú
Agência do Itaú, banco que tem articulado o setor financeiro por doações para a Amazônia - Zanone Fraissat - 29.out.2020/ Folhapress

Os empresários brasileiros se uniram e se articularam em torno de um agenda em pró-preservação, na tentativa de deter represálias internacionais contra o aumento do desmatamento e a atuação do governo brasileiro, considerada insuficiente na área ambiental especialmente por fundos estrangeiros.

Em junho, um grupo de 29 investidores globais assinou uma carta aberta ao Brasil expressando preocupação sobre a política ambiental no país e os riscos contra direitos humanos. Juntos, eles têm US$ 3,7 trilhões em ativos administrados ao redor do mundo.

“Somos lembrados dessa responsabilidade [com a Amazônia] sistematicamente em círculos internacionais que nós frequentamos. Nossos bancos têm muitos investidores estrangeiros. Cada vez mais sentimos uma expectativa de que o Brasil reaja à situação da degradação ambiental que o país vive”, afirmou Bracher nesta segunda.

Bracher disse ainda que o Itaú tem feito um trabalho na Amazônia para desestimular o desmatamento. “Temos atuado também na regularização fundiária, ajudando na infraestrutura da região. No futuro, queremos criar um mercado de carbono.”

Segundo o executivo, a falta de títulos de terra para pequenos produtores é um "problema gravíssimo, porque os impede de ter acesso a uma série de suportes oficiais".

Bracher também explicou as razões que levaram os bancos Itaú, Bradesco e Santander, que são concorrentes, a se unirem na formulação de uma agenda ambiental.

"Desenvolvemos um sentimento de respeito quando surgiu a pandemia. Vimos que o objetivo era muito mais importante do que o ganho mercadológico e de imagem que cada banco teria", afirma. "Se três competidores tão ferrenhos, como nós, nos unimos é possível a sociedade inteira se unir", complementa.

O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, disse que a Amazônia tem valor incomensurável em capacidade de armazenamento de carbono e que o país não aproveita todo esse potencial.

“Estamos fazendo business para desenvolvimento da região. Não é caridade. Se as pessoas puderem ter financiamentos dos bancos, não vão precisar entrar na floresta para derrubar árvores”, afirma.

Sérgio Rial, presidente do Santander, afirmou que se empresa não for diversa e responsável social e economicamente irá deixar de existir, pois os clientes não irão mais tolerar um comportamento alheio à preservação.

O executivo disse que o mundo está saindo da era industrial e migrando para um outro estágio de desenvolvimento do planeta, que é a economia de baixo carbono. “É uma tendência irreversível”, afirmou.

O presidente do Santander disse ainda ainda que o desperdício que há na cadeia alimentar brasileira é "brutal". "O Brasil tem basicamente 170 milhões de hectares hoje utilizados para a pecuária extensiva dos quais aproximadamente 60% são de baixa produtividade".

A Conferência Amazônia faz parte de um movimento de mobilização do setor privado em favor de uma agenda ambiental mais ampla. Itaú Unibanco, Bradesco e Santander se articularam para cobrar do governo respostas para deter o aumento do desmatamento, realidade que os prejudica diante de investidores estrangeiros.

Em julho, os presidentes dos bancos fizeram uma reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão e outros representantes do governo para discutir uma ação conjunta em defesa da Amazônia.

Uma carta de intenções foi apresentada ao final do evento, e as instituições financeiras se comprometeram a apoiar iniciativas voltadas ao fomento da bioeconomia na região, à expansão da infraestrutura básica para a população local e ao incremento do mercado de títulos financeiros verdes.

Também em julho, um grupo de empresas de grande porte, de diferentes setores, se articulou em uma carta aberta para manifestar preocupação com a deterioração da imagem do Brasil no exterior em relação ao meio ambiente.

O desmatamento na Amazônia cresceu cerca de 9,5% de agosto de 2019 a julho de 2020 em comparação com o período anterior, de 2018 a 2019. No total, foram derrubados 11.088 km² de floresta nesse intervalo de tempo apesar da presença do Exército na floresta, sob a Operação Verde Brasil 2.

Segundo os dados consolidados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a área desmatada é a maior da última década.

O aumento do desmatamento tem sido um dos entraves ao avanço do acordo entre Mercosul e União Europeia. Países como França e Áustria pressionam por compromissos ambientais mais rígidos para garantir que a produção não tenha origem em cadeias associadas à devastação de biomas.

Segundo informações da RFI, na terça-feira (1), o governo da França anunciou que irá reduzir a dependência de soja importada, principalmente do Brasil, por meio de um programa de desenvolvimento agrário.

Na quarta-feira (2), a ONG britânica Global Witness​ apontou que JBS, Marfrig e Minerva, os maiores frigoríficos brasileiros e entre os principais do mundo, têm comprado gado ao menos nos últimos três anos de fazendas com desmatamento ilegal no Pará. Os frigoríficos negam irregularidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.