Descrição de chapéu Financial Times instagram Facebook

Vendas e lucros do Facebook disparam com aumento de preços de anúncios

Receitas no primeiro trimestre da emrpesa aumentaram 48%, para US$ 26,1 bilhões, superando previsões de US$ 23,7 bilhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Murphy
San Francisco | Financial Times

As ações do Facebook subiram mais de 5% nas negociações pós-pregão, depois que a empresa disse que os preços de anúncios digitais estavam subindo com a demanda crescente, um dia depois que o Google declarou que teve um benefício semelhante com a pandemia.

As receitas no primeiro trimestre do grupo de redes sociais de Mark Zuckerberg aumentaram 48%, para US$ 26,1 bilhões (cerca de R$ 139 bilhões), superando as previsões de analistas de US$ 23,7 bilhões.

David Wehner, diretor financeiro da companhia, disse que o crescimento da receita no trimestre foi impelido em particular por um aumento nos preços da publicidade, de 30% em relação ao ano passado —sinal de alta demanda—, e um aumento de 12% no "número de anúncios entregues".

Sede do Facebook em Menlo Park, na Califórnia - Josh Edelson - 18.fev.2021/AFP

Ele acrescentou: "Esperamos que o crescimento das receitas de publicidade continue sendo conduzido basicamente pelo preço durante o resto deste ano".

A receita líquida do Facebook saltou 94%, para US$ 9,4 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões), ou US$ 3,30 por ação (R$ 17,62), muito acima das estimativas gerais de US$ 6,8 bilhões, ou US$ 2,34 por ação.

Ela despejou investimentos em novas ferramentas de bate-papo com vídeo e compras online, enquanto os usuários de entretenimento ficaram presos em casa durante os lockdowns.

No entanto, a empresa repetiu advertências anteriores sobre a adoção nesta semana das políticas de privacidade da Apple, que proíbe apps e anunciantes de coletar dados de usuários de iPhones sem seu consentimento explícito.

Acredita-se que a maioria dos usuários não aceitará ser rastreada, o que aplicará um golpe aos desenvolvedores de apps, incluindo o Facebook, que contam firmemente com a venda de anúncios personalizados. Wehner disse que o Facebook espera "ventos contra o direcionamento" com as mudanças, "que começarão a ter um impacto no segundo trimestre".

As ações do Facebook aumentaram 5,4% pouco depois da divulgação dos resultados, batendo um recorde.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.