Descrição de chapéu google

França multa Google em 220 milhões de euros por publicidade online

Processo atinge a chamada 'publicidade programática' na qual empresas compram o direito de inserir anúncios com base no perfil dos usuários

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Paris | AFP

A agência reguladora para a concorrência na França anunciou, nesta segunda-feira (7), uma multa de 220 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão) contra o Google, por considerar a empresa culpada de favorecer os seus próprios serviços no setor de publicidade online, um novo golpe na Europa contra os gigantes americanos de tecnologia.

O Google não questionou os fatos e a multa foi decidida no âmbito de um procedimento de acordo amigável com três meios de comunicação (News Corp, o jornal francês Le Figaro e o grupo Rossel, da Bélgica) que o acusaram de ter monopolizado a venda de publicidade online. O jornal Le Figaro retirou-se depois.

"A autoridade [reguladora francesa] constatou que o Google deu tratamento preferencial a suas tecnologias apresentadas sob a marca Google Ad Manager", indicou o organismo.

"As práticas questionadas são particularmente graves porque afetaram os concorrentes do Google no mercado das SSP (plataformas nas quais os editores colocam à venda seus espaços publicitários) e os editores de sites e aplicativos móveis", entre eles as editoras de imprensa.

Logo do Google na sede europeia da empresa, em Dublin, na Irlanda - Clodagh Kilcoyne - 7.fev.21/Reuters

O processo atinge a chamada "publicidade programática" na qual os anunciantes compram em tempo real o direito de colocar a sua publicidade nas telas dos internautas com base no seu perfil.

Os anunciantes compram esses espaços por meio de plataformas automatizadas de leilão, incluindo a do Google, um ator dominante neste setor.

A gigante americana também está presente em outros segmentos desse mercado, como os servidores de anúncios, que permitem às editoras colocar espaços à venda nas plataformas de leilões.

O Google usou sua "integração vertical" para "distorcer o processo" e "aproveitá-lo de forma indevida", explicou a presidente do regulador francês, Isabelle de Silva, em entrevista coletiva.

O Google é capaz, por exemplo, de descobrir o preço das plataformas de leilão concorrentes e oferecer taxas mais atraentes, por meio de seus servidores de publicidade instalados em sites de editoras, disse Isabelle.

Por sua vez, o Google indicou que tinha acordado com este órgão regulador algumas soluções para melhorar o funcionamento do mercado de publicidade online.

"Vamos testar e desenvolver essas modificações nos próximos meses antes de implementá-las de forma mais ampla, algumas em escala global", declarou Maria Gomri, diretora jurídica do Google na França, no blog da empresa.

A Alphabet, matriz do Google, teve um volume de negócios de US$ 55,31 bilhões (R$ 280,2 bilhões) no primeiro trimestre de 2021, em sua maioria graças à publicidade online.

As práticas da empresa são objeto de investigação por parte das autoridades de vários países.

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