Descrição de chapéu internet

Interrupção de serviços de internet afeta usuários brasileiros

Serviço de monitoramento detectou a falha a partir das 11h desta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Agência Brasil

Diversos sites e serviços brasileiros passaram por um período de instabilidade iniciado por volta de 11h desta quinta-feira (22), de acordo com a plataforma internacional de monitoramento de servidores Downdetector.

Segundo o serviço, o Akamai —a maior rede de entrega de conteúdo (content delivery network, CDN na sigla em inglês) do mundo— passa por dificuldades técnicas. A Akamai é responsável por cerca de 30% dos servidores de distribuição de conteúdo digital da rede.

Uma CDN usa redes de servidores especializados que estão distribuídos geograficamente para acelerar a velocidade com que o usuário recebe as requisições feitas no navegador. Na prática, páginas que são hospedadas no Japão ou na Europa, por exemplo, são copiadas em um servidor fisicamente mais próximo do usuário para que o tempo de download da informação seja reduzido.

Mãos em teclado de notebook
Gabriel Cabral/Folhapress

Serviços bancários, como os da Caixa Econômica e do Banco Safra, a corretora de valores Clear e a financeira Sicredi ficaram inacessíveis.

Servidores e lojas de jogos online, como a Playstation Network, da Sony, e a Steam, da Valve, também foram afetados. As lojas virtuais Amazon e Submarino também sofreram com a interrupção, mas já estão restabelecidas. O MercadoLivre também passa por instabilidade em seus serviços, assim como o PagSeguro.

No início do mês, uma falha parecida ocorreu em outra CDN de grande porte, a Fastly Inc., e também afetou serviços financeiros, comércio e servidores de jogos.

A Akamai informa, na página de monitoramento de seus serviços, que está investigando as causas da interrupção generalizada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.