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Milhares de sites são derrubados após problema em nuvem

Rede Fastly sofre paralisação no Vale do Silício; Reddit, Amazon, Twitch, Financial Times e New York Times estão entre os atingidos

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Tim Bradshaw
Londres | Financial Times

Milhares de sites ficaram off-line por quase uma hora na manhã desta terça-feira (8), entre os quais diversos dos maiores sites noticiosos, serviços de streaming, grupos de varejo online e a rede do governo britânico, prejudicando milhões de usuários da internet.

Problemas de conectividade que duraram quase uma hora parecem ter afetado sites noticiosos como os da BBC, The New York Times e Financial Times, os serviços de streaming Spotify, Twitch, Hulu e HBO Max, o serviço de pagamentos Stripe e o fórum de mensagens Reddit. Juntos, esses serviços online recebem centenas de milhões de visitantes por dia.

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Interrupções na rede de sites do governo britânico, no domínio gov.uk, podem ter causado problemas para pessoas que estavam tentando reservar horários para vacinação contra a Covid-19 ou reportando resultados de exames.

Uma fornecedora de infraestrutura para a internet sediada no Vale do Silício, a Fastly, admitiu, sem dar detalhes, que um erro de configuração nos seus sistemas causou a interrupção.

Fachada da sede do jornal The New York Times - Ramin Talaie - 21/abr.11/Getty Images AFP

A Fastly opera uma rede de distribuição de conteúdo, que foi concebida para reduzir o tempo necessário para baixar páginas da web e arquivos maiores, como os de música e vídeo. Outros grandes provedores de redes de distribuição de conteúdo (CDN, na sigla em inglês) incluem a Cloudflare, Akamai e Limelight.

As CDNs armazenam os dados de seus clientes empresariais em servidores espalhados pelo mundo, o que reduz a carga da “espinha dorsal” da internet ao manter o conteúdo em locais mais próximos dos smartphones e computadores dos consumidores.

“É surpreendente que uma pequena peça do imenso quebra-cabeça que faz a internet funcionar seja capaz de causar uma interrupção tão grande”, disse Ben Wood, analista da CCS Insight, uma consultoria de tecnologia.

A página de status da Fastly começou a reportar problemas com seus serviços de CDN às 9h58, horário de Greenwich (6h58, horário de Brasília).

Cerca de 45 minutos mais tarde, a página dizia: “O problema foi identificado e uma solução está sendo implementada”.

Além de diversos grupos de mídia importantes, o site da Fastly menciona como clientes plataformas de comércio eletrônico como a Shopify e Stripe, e grupos de varejo como o Wayfair, Boots, Dunelm, Ticketmaster e Deliveroo.

A Stripe informou, em um tuite de sua página de status, que “estamos investigando um problema com nosso painel de controle e site de apoio, cujas páginas não estão sendo carregadas. Divulgaremos uma atualização em breve”.

“[O transtorno causado pela falha] É um exemplo perfeito de como a sociedade se tornou completamente dependente da conectividade sempre ativa e disponível”, disse Wood.

As ações da Fastly, cotadas na bolsa de valores de Nova York e com capitalização de mercado de pouco menos de US$ 6 bilhões (R$ 30,2 bilhões), registravam queda de cerca de 2% em transações anteriores à abertura do mercado nesta terça. A empresa, criada há 10 anos, tem sede em San Francisco.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

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