Reforma do IR e economia parada derrubam Bolsa em 3,1% na semana

Índice brasileiro fechou pregão desta sexta-feira (3) abaixo dos 117 mil pontos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bolsa de Valores brasileira fechou com leve variação positiva de 0,22% nesta sexta-feira (3), a 116.933 pontos.

Pouco movimentado, o pregão desta sexta encerrou uma semana em que o índice recuou 3,1%, resultado atribuído por analistas a preocupações dos investidores quanto à perspectiva de crescimento dos gastos públicos, aumento da inflação e, principalmente, com o desconforto gerado no mercado pela aprovação da reforma do Imposto de Renda.

Na quinta-feira, dia em que a votação dos destaques da reforma foi finalizada na Câmara, a Bolsa despencou 2,28%. A medida ainda será analisada pelo Senado.

Entre os pontos da reforma tributária que mais desagradaram aos investidores está a extinção do JCP (Juros sobre Capital Próprio).

Hoje, o JCP pode ser utilizado pelas empresas para distribuir lucros aos acionistas e computado como despesa, o que ajuda a abater impostos.

Divulgações de índices econômicos desfavoráveis também colaboraram para a retração do mercado acionário brasileiro, com destaque para as quedas de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre e de 1,3% da produção industrial em julho.

“Internamente, os desdobramentos em torno da reforma do Imposto de Renda e medidas relacionadas à tributação de dividendos ainda repercutem, ao mesmo tempo, incertezas fiscais, crise hídrica e inflação também seguem no radar dos investidores”, afirma Túlio Nunes, especialista de finanças da Toro.

O dólar fechou a semana em R$ 5,1844, praticamente estável em relação à véspera (-0,08%) e com variação semanal negativa em 0,20%.

No exterior, houve desaceleração na abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos e a taxa de desemprego recuou para 5,2% em agosto, ante 5,4% em julho.

“O resultado muito abaixo do esperado do Relatório de Emprego nos EUA reforçou a expectativa de manutenção das políticas monetárias expansionistas do Fed [Federal Reserve, banco central americano], mas deflagrou a fragilidade da economia do país e isso abre espaço para redução da expectativa de potencial de valorização das ações”, analisa Rafael Ribeiro, da Clear Corretora.

Após a divulgação da geração de empregos, Dow Jones e S&P 500 recuaram 0,21% e 0,03%, respectivamente, enquanto Nasdaq avançou 0,21%.

O petróleo Brent, referência mundial, fechou em queda de 0,86%, a 72,40 dólares (R$ 374,19).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.