Descrição de chapéu inflação

Multidão que tomava mercado Guanabara some em meio a pandemia e crise

Aniversário da rede tradicionalmente atrai filas de pessoas em busca de descontos

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Rio de Janeiro

Era uma verdadeira disputa: assim que as portas dos supermercados abriam, uma multidão tomava os corredores em busca de produtos na promoção de aniversário da rede Guanabara, no Rio de Janeiro.

Seguranças e funcionários das lojas passavam trabalho para controlar o ímpeto de parte dos clientes, que chegavam a formar filas na madrugada à espera de uma oportunidade para comprar itens diversos com descontos.

Tamanha movimentação costumava gerar material farto para memes e vídeos nas redes sociais.

Mas, em 2021, a 27ª edição do aniversário da rede, celebrado desde quinta-feira (21), não tem o mesmo tamanho de anos anteriores.

Segundo a empresa, a programação do evento, um dos mais tradicionais do varejo fluminense, foi pensada "em menor proporção" para evitar aglomerações, já que a pandemia de Covid-19 ainda requer cuidados.

Nesse sentido, a rede afirma que cancelou sorteios de prêmios e estendeu o horário de funcionamento de lojas para evitar aglomerações. Em 2020, a promoção de aniversário não ocorreu devido à pandemia.

Para consumidores, além da persistência da Covid-19, a crise econômica também acaba provocando uma movimentação menor, sem a multidão de anos anteriores.

Supermercado Guanabara, no Rio, oferece descontos em evento de aniversário - Fabiano Rocha - 21.out.2021/Agência O Globo

A turbulência gerada pelo coronavírus elevou o desemprego e pressionou a inflação. Combinados, os dois fatores reduzem o poder de compra da população.

Na região metropolitana do Rio, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 8,74% no acumulado de 12 meses até setembro. A alta do grupo de alimentação e bebidas foi maior, de 12,78%.

Já a taxa de desemprego atingiu 18%, no segundo trimestre, no estado do Rio. Em igual intervalo de 2019, antes da pandemia, estava em 15,1%. Os números são calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Muitas pessoas estão sem dinheiro. Não têm mais o mesmo poder aquisitivo", diz a empregada doméstica Vera Lúcia Araújo, 49.

Na manhã desta sexta-feira (22), ela foi até um supermercado da rede Guanabara no bairro de Bonsucesso, zona norte da capital fluminense. Segundo ela, a movimentação era similar à de um dia normal, fora da promoção de aniversário.

Havia clientes entrando e saindo da loja, mas sem o registro de grandes filas e aglomerações.

"Em outros anos de promoção, às vezes nem tinha como entrar no supermercado. Hoje parece um dia normal", conta.

Fachada da loja da rede Supermercados Guanabara, no bairro de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro
Loja da rede de supermercados Guanabara, no bairro de Bonsucesso, no Rio - Leonardo Vieceli/Folhapress

O copeiro Claudionor Silva, 49, teve uma impressão parecida. Ele saiu da loja na manhã desta sexta com sacolas com produtos de limpeza e higiene.

Silva lamenta o fato de as carnes terem subido durante a crise sanitária. O preço mais alto, na comparação com o pré-pandemia, dificulta as compras, relata.

"Hoje [sexta], quando cheguei, não tinha fila. Até estranhei."

"Era outra coisa nos outros anos de promoção. Você vinha aqui e quase não tinha carrinho sobrando", emenda.

A rede Guanabara afirma que a promoção de aniversário terá duração superior a 30 dias, com descontos em itens diversos, como cereais, carnes, bebidas e produtos de beleza e limpeza.

"Os nossos clientes estão pedindo muito pelo aniversário, já que sabem que os preços são mais em conta. Estamos fazendo uma equação aqui para atender a todos, mas também não podemos gerar grande acúmulo de pessoas", disse, em nota, o diretor de marketing dos Supermercados Guanabara, Albino Pinho.

"Este ano voltamos, mas ainda não poderemos comemorar como gostaríamos. Em 2022, esperamos celebrar do jeito que queremos e sabemos fazer", acrescentou.

Fila em supermercado na Barra da Tijuca, no Rio, antes da pandemia - Divulgação

O estudante de Cinema Matthaeus Braga da Silva, 22, foi a uma loja da rede na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, na quinta-feira, primeiro dia da promoção.

Segundo ele, a movimentação era semelhante à de "um dia em que as pessoas vão mais ao mercado". O cenário, contudo, estava bem diferente do registrado em outros anos de promoção.

"Era sempre uma disputa no aniversário. As pessoas disputavam produtos de uso comum, como açúcar e farinha. Queriam encher os carrinhos. Ontem [quinta-feira] não era assim", compara.

A rede Guanabara soma 26 operações na capital e na região metropolitana do Rio. Em 2019, o aniversário da marca mobilizou 23 mil pessoas diretamente e vendeu, em dez dias, mais de 15 milhões de latas de cerveja, cerca de 8 milhões de unidades de leite condensado e quase 7 milhões de sabonetes.

A empresa afirmou que o fluxo de clientes estava "constante" nos dois primeiros dias da programação deste ano. "Ontem [quinta], produtos como leite, creme de leite, leite condensado, arroz e amaciante tiveram o estoque reposto algumas vezes ao longo do dia nas lojas", comenta.

"Vale ressaltar que houve toda uma preparação para que se evitasse tumulto nas lojas, como a abertura mais cedo de todas as unidades, mais funcionários na reposição das gôndolas e distribuição de mercadorias em promoção por toda a loja", completa.

Colaborou Anelise Gonçalves

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