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Twitter frustra previsões de crescimento de usuários

Companhia registrou 211 milhões de usuários ativos diários no trimestre, abaixo das estimativas de 212,6 milhões

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Sheila Dang
Reuters

O Twitter divulgou nesta terça-feira (26) crescimento de usuários abaixo das expectativas de Wall Street, em meio à concorrência de aplicativos rivais, como o TikTok, pelo tempo das pessoas, enquanto a receita trimestral ficou dentro do esperado.

A plataforma tem trabalhado para adicionar recursos como salas de bate-papo de áudio para atrair usuários e também implementou melhorias em publicidade para atingir sua meta de dobrar a receita anual até 2023.

A receita no terceiro trimestre aumentou 37%, para US$ 1,28 bilhão (R$ 7,13 bilhões), e a empresa disse que incorporou um "impacto contínuo modesto" em seus resultados do quarto trimestre com as mudanças da Apple, que exigem que os aplicativos obtenham consentimento explícito do usuário para rastreá-los e direcionar a publicidade, e dificultam avaliar o desempenho de campanhas publicitárias.

Logo do Twitter na sede da companhia em San Francisco, nos Estados Unidos - Stephen Lam - 11.jan.2021/Reuters

O resultado contrastou fortemente com o Snapchat, que perdeu um quarto de seu valor na semana passada depois de falhar nas expectativas de receita, culpando as mudanças nas regras da Apple.

O número de usuários ativos diários monetizáveis do Twitter —uma métrica interna que conta o número de usuários conectados aos quais a plataforma mostra publicidade—chegou a 211 milhões, um aumento anual de 13%, pouco abaixo das estimativas de consenso.

A rede social aumentou seu número de usuários fora dos Estados Unidos em 5 milhões em relação ao trimestre anterior, mas sua base no país ficou estável.

O Twitter registrou um prejuízo líquido de US$ 537 milhões (R$ 2,99 bilhões) após pagar para resolver uma ação coletiva de acionistas e aumentar o investimento em seu plano de desenvolvimento de novos produtos.

Os analistas estimaram que a empresa teria um lucro de US$ 8,25 milhões (R$ 46 milhões) no trimestre, mas ela foi atingida por uma cobrança de US$ 809,5 milhões (R$ 4,5 bilhões) para encerrar uma ação coletiva de acionistas de 2016 sob alegações de que enganou os investidores quanto ao envolvimento de usuários. Alguns desses custos foram compensados pela cobertura do seguro, disse a empresa.

O grupo com sede em San Francisco também reforçou seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento e marketing no trimestre, enquanto aprofundava iniciativas em áreas como pagamentos e comércio eletrônico.

No entanto, a empresa avisou que sua receita no próximo ano será reduzida de US$ 200 milhões a US$ 250 milhões (R$ 1,12 bilhão a R$ 1,39 bilhão) com a venda da MoPub, plataforma de anúncios para celular que comprou em 2013, para a plataforma de marketing AppLovin, que deverá ser fechada no primeiro trimestre.

Ela disse que espera recuperar as perdas com as receitas da MoPub no futuro realocando recursos, e que sua meta de gerar pelo menos US$ 7,5 bilhões (R$ 41,84 bilhões) em receitas em 2023 permanece inalterada.

(Com Financial Times)

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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