Descrição de chapéu Ásia inflação

Alibaba troca consumismo por sustentabilidade em campanha do Dia dos Solteiros na China

Evento de 2021 ocorre em meio a uma campanha de fiscalização do governo sobre as maiores empresas do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai (China) | Reuters

A maratona anual de compras no Dia dos Solteiros, no próximo dia 11, promovida pelo Alibaba Group assumiu um viés mais contido neste ano, já que a gigante do varejo online tem encampado um discurso de sustentabilidade em vez de incentivar uma explosão de vendas, em meio à defesa da busca da "prosperidade comum" defendida pelo governo.

Em comparação com o ano passado, o evento de 2021 ocorre em meio a uma campanha de fiscalização do governo sobre as maiores empresas da China —incluindo a Alibaba— e voltada à promoção do "bem comum" e da contenção do excesso. Com isso, neste ano, o Alibaba está promovendo formalmente o "desenvolvimento sustentável" e a "inclusão".

Embora as celebridades nas transmissões ao vivo e os grandes descontos ainda tenham um grande papel nas festividades deste ano, a empresa disse que suas prioridades são incentivo ao "consumo amigo do ambiente" e "apoio para as populações vulneráveis".

Mulheres passam por anúncio que promove o Dia dos Solteiros, na China
Mulheres passam por anúncio que promove o Dia dos Solteiros, na China - Aly Song/Reuters

Na semana passada, reguladores chineses disseram que avisaram os sites de comércio eletrônico para conterem o envio de spam antes do Dia dos Solteiros. Os reguladores também elaboraram uma lista de responsabilidades que espera que as empresas de plataforma cumpram.

Em setembro, o Alibaba disse que vai investir 100 bilhões de iuans (US$ 16 bilhões) até 2025 em apoio à "prosperidade comum", enquanto em outubro lançou uma versão de sua plataforma de comércio eletrônico Taobao adaptada para idosos.

Para o Dia dos Solteiros deste ano, a empresa também disse que desenvolverá com parceiros novos produtos com menores pegadas de carbono e se comprometeu a fazer doações de caridade.

Em resposta às perguntas da Reuters, o Alibaba disse que o "11/11 (Dia dos Solteiros) é uma ferramenta poderosa e influente que aproveitaremos totalmente para defender e conduzir nossas iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) este ano".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.