Folha e Ibre/FGV discutem Auxílio Brasil no ano eleitoral

Especialistas debatem novo programa social de Bolsonaro e combate à pobreza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) acabou com o Bolsa Família e instituiu em seu lugar o Auxílio Brasil. O novo benefício começa a ser pago nesta quarta (17) e poderá ter o valor de R$ 400 durante o ano eleitoral de 2022 —sendo reduzido dois meses após a votação.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o total de miseráveis no Brasil aumentou como consequência do elevado desemprego e da inflação. Atualmente, a taxa de pobreza extrema (dos que têm renda mensal inferior a R$ 261 ao mês, pelos critérios da FGV Social) equivale à população da Venezuela.

Com a inflação em alta, o desemprego e a economia não decolando, torna-se cada vez mais premente a necessidade de ações que reduzam a pobreza e a desigualdade. Estabilidade econômica, melhora de programas sociais e da educação, além de controle do gasto público, são elementos chaves para enfrentar esse desafio.

Para discutir essas questões, a Folha e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) promovem seminário online nesta quinta (18), a partir das 10h, com os pesquisadores do Ibre/FGV Fernando Veloso e Fernando de Holanda Barbosa Filho e o doutorando do Insper Vinicius Botelho. A mediação será do repórter especial da Folha Fernando Canzian.

Para assistir, clique aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.