Hermès processa artista que vende NFTs em formato de bolsa Birkin

Grife alega que houve apropriação da marca; autor do token diz que acusação é infundada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A grife de luxo francesa Hermès processou em Nova York um artista que criou NFTs (tokens não fungíveis) de bolsas de couro inspiradas no famoso modelo Birkin da marca.

Num primeiro momento, os artistas Mason Rothschild e Eric Ramirez criaram um NFT que chamaram de "Baby Birkin", inspirado na bolsa da Hermès.

Diante do sucesso de vendas do primeiro NFT, Rothschild criou uma centena de "MetaBirkins", que colocou à venda por milhares de euros e com pagamento através de criptomoedas.

As MetaBirkins criadas pelos artistas Mason Rothschild e Eric Ramirez - @Meta Birkins no Instagram

Na denúncia apresentada ao tribunal federal de Manhattan (Nova York), à qual a AFP teve acesso, a Hermès acusa Mason Rothschild de ser um "especulador digital que busca enriquecer rapidamente apropriando-se da marca MetaBirkin" por meio da venda de seu NFT.

"A marca MetaBirkin simplesmente se apropria da famosa marca da Hermès, a Birkin, adicionando o prefixo 'meta' a ela", afirma o processo.

O artista "reconheceu abertamente que decidiu vender seus NFTs sob o nome 'MetaBirkins' porque uma bolsa Birkin é uma mercadoria preciosa no mundo real", argumenta a empresa.

As bolsas Birkin, um produto emblemático da Hermès, inspiradas na cantora e atriz inglesa Jane Birkin, são vendidas em lojas da marca por milhares de euros.

Funcionário carrega bolsa Birkin, da Hermès - Mario Anzuoni - 22.set.2014/Reuters

Segundo o grupo, o nome "Metabirkins" deu ao artista "sucesso financeiro em poucas semanas. Não há dúvida de que esse sucesso se deve a um uso confuso da marca Hermès", disse.

"As alegações da Hermès são infundadas", respondeu Rothschild nas redes sociais. "Eu não criei nem vendi bolsas Birkin falsas. Eu fiz uma arte que representa bolsas Birkin imaginárias cobertas de pele", acrescentou, comparando seu trabalho com o de Andy Warhol e suas famosas pinturas de latas de sopa da marca Campbell.

"Minha arte de vender usando NFT não muda o fato de que é arte", disse o artista, explicando que gostaria de discutir isso com a empresa. "Espero que a Hermès entenda que eles não vão me intimidar", afirmou.

A AFP entrou em contato com a Hermès, mas a empresa disse que não comenta processos judiciais em aberto.

As MetaBirkins seriam versões falsas das bolsas Birkin no universo digital - Foto:@Meta Birkins no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.