Descrição de chapéu petrobras

Petrobras avalia diversas fontes de energia, inclusive nuclear, diz Luna

Executivo foi questionado sobre oportunidades vistas pela empresa na transição energética

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marta Nogueira
Rio de Janeiro | Reuters

A Petrobras criou um comitê para avaliar diversas fontes de produção de energia, diante do cenário de transição energética, e analisa inclusive investimentos em usinas nucleares, afirmou nesta quinta-feira (3) o presidente da petroleira estatal, Joaquim Silva e Luna.

A afirmação foi feita durante evento digital do Credit Suisse, após o executivo ser questionado sobre quais oportunidades a Petrobras vê pela frente diante da transição energética, com possíveis apostas em geração de energia fotovoltaica, eólica, dentre outras.

"Criamos uma governança para tratar dessa área de transição energética, de novas fontes de produção, e esse comitê tem avaliado tudo isso... tipos de fontes.. Até a parte nuclear também estamos analisando, usinas nucleares são possibilidades que vamos analisar, geotérmicas... eólica, fotovoltaica, estamos analisando todas essas possibilidades", disse Luna.

O presidente-executivo da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, durante sessão plenária na Câmara dos Deputados - Adriano Machado - 14.set.2021/Reuters

O executivo ponderou que para a empresa aprovar qualquer investimento é necessária a comprovação de questões relacionadas ao retorno financeiro, além de capacidade tecnológica.

"Não pensamos em nenhum tipo de investimento, e isso não seria aprovado na nossa governança, que não tenha muita clareza daquele investimento ter um retorno", frisou.

Luna detalhou ainda que ainda não colocou recursos específicos em nenhuma dessas novas áreas e que a empresa já divulgou em seu plano de negócios um montante destinado para descarbonização como um todo.

O comitê, explicou Luna, está trabalhando juntamente com o centro de pesquisas da petroleira Cenpes, fazendo análises verificando o comportamento do mercado, enquanto a empresa permanece focada na melhoria de sua produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.