Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Setor financeiro da Europa reage à crise na Ucrânia com alertas para ataques cibernéticos

Autoridades dizem que nova rodada de sanções à Rússia está por vir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tom Sims Iain Withers
Frankfurt e Londres | Reuters

O setor financeiro da Europa foi abalado nesta quinta-feira (24) depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, com a Allianz anunciando que congelou sua exposição aos títulos do governo russo e o credor britânico Lloyds dizendo que está em "alerta elevado" para ataques cibernéticos

O Deutsche Bank disse que tem planos de contingência em vigor, e autoridades europeias alertaram que uma nova rodada de sanções está por vir.

Veículo lançador de foguetes ucraniano dirige a oeste de Mariupol, Ucrânia - Carlos Barria - 24.fev.2022/Reuters

As ações dos principais bancos afundavam nesta manhã. Um índice de ações bancárias europeias despencava 7,5%, queda mais acentuada do que a baixa de mais de 4% registrada pelo índice Euro Stoxx.

Os bancos com operações significativas na Rússia eram particularmente atingidos, com o Raiffeisen Bank International, da Áustria, despencando 16% e o Société Générale afundando 8,6%.

As ações da UniCredit, cujo ramo russo é um dos maiores credores do país, caíram até 9%, antes de desencadear uma suspensão automática das negociações.

Os bancos europeus são os mais expostos à Rússia no mundo —especialmente os da França, Itália e Espanha, que superam em muito a exposição dos bancos norte-americanos, mostram dados do BIS (Banco de Compensações Internacionais).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.